concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de março de 2012

Escola de Nova Iorque promove curso de curadoria em Inhotim

Escola de Nova Iorque promove curso de curadoria em Inhotim

 

 

de 
O Inhotim, instituto de arte contemporânea localizado em Minas Gerais, vai sediar o primeiro curso intensivo de curadoria de exposições. As aulas serão lecionadas pela escola novaiorquina Independent Curators International (ICI). A presidente da entidade, Kate Fowle, visitou o espaço pela primeira vez em 2010.
Nesta semana, ela e o corpo de curadores de Inhotim anunciam os 15 escolhidos entre os 48 candidatos que apresentaram projetos para conseguir uma vaga no intensivo. Serão seis dias de curso – de 22 a 28 de abril – ao custo de R$ 4 mil por aluno, para ter encontros com a presidente do ICI, os curadores independentes Victoria Noorthoorn e Adriano Pedrosa, o codiretor da galeria Artangel, de Londres, James Lingwood, e o corpo curatorial do instituto, formado por Allan Schwartzman, Rodrigo Moura e Jochen Volz.
Segundo reportagem do jornal O Globo, a maior parte dos inscritos não é do Brasil. São curadores europeus, latino-americanos, turcos e até da Oceania, com pelo menos cinco anos de experiência. A proposta dos intensivos do ICI é colocar frente a frente profissionais de diferentes origens e expectativas, a fim de criar debates e soluções expositivas.
A entidade, segundo Fowle, reconhece a “invisibilidade” da profissão e foi criada em 1975 para apoiar mostras de curadores independentes que já buscavam levar a arte a públicos maiores. A primeira exposição ocorreu no Brasil, na Bienal de São Paulo de 1975. O ICI viabilizou o projeto dos Estados Unidos, trazendo ao país obras de 32 artistas que estavam começando a ter notoriedade.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
*Com informações do jornal O Globo
Fonte: Cultura e Mercado 

Nenhum comentário: