concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Exposição no MIS em parceria com a Aliança Francesa usa tecnologia para levar público a uma viagem de realidade aumentada pela França

Mucem@Edu Monteiro


Exposição no MIS em parceria com a Aliança Francesa usa tecnologia para levar público a uma viagem de realidade aumentada pela França

Mostra gratuita e interativa tem 35 obras produzidas por quatro fotógrafos internacionais,
onde o público utiliza um app para embarcar nessa viagem

Link de fotoshttp://bit.ly/2VOm5UU (Crédito no arquivo de fotos)
Obras que ganham vida por meio da realidade aumentada e levam o espectador a descobrir toda a riqueza de importantes pontos culturais da França. Esse é o ponto de partida da exposição France eMotion, inciativa que marca a parceria entre o MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Aliança Francesa de São Paulo, propondo uma experiência artística inédita no encontro entre fotografia e animação digital.  A mostra fica em cartaz de 13 de novembro a 1º de dezembro. A curadoria é de Muriel Enjalran e o público pode fazer a visitação de terça a sábado, das 10h às 20h (com permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h (com permanência até 20h). A entrada é gratuita.
O projeto é idealizado pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, em colaboração com o Institut Français, e produção paulistana da Aliança Francesa. Para a realização da exposição que tem 35 obras, quatro fotógrafos internacionais foram convocados, em colaboração estreita com Muriel Enjalran: o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade. Todos percorreram uma parte do território com suas câmeras na mão, propondo um olhar singular sobre a diversidade do patrimônio cultural e paisagístico da França.
Em seguida, para dar vida às imagens capturadas, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotografias, graças a um aplicativo para celular de realidade aumentada, que é simples, gratuito e acessível a todos. “A animação vem para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados”, conta a curadora Muriel Enjalran.
O espectador é convidado a passear pelos caminhos com fortificações e parques de castelos, a atravessar museus e locais contemporâneos de exposições e admirar a arquitetura das abadias e os arcos de pontes. Para Muriel Enjalran, “os quadros criam um panorama de admiração e curiosidade, abrangendo todas as épocas desde a pré-história até os dias atuais. As similaridades e oposições se manifestam nas escolhas das cores, dos ângulos, dos enquadramentos. Sobre os passos dos visitantes, os olhos são atraídos pela multiplicidade de ambientes e locais. Todos ilustram uma história em movimento e em perpétua transformação até as arquiteturas futuristas recentes”.
A vitalidade da cena cultural francesa se traduz todos os anos pelas numerosas aberturas de museus, ambiciosos programas de renovação de monumentos e criação de festivais. Um dinamismo que joga fortemente em favor do turismo: o apetite dos visitantes internacionais pela oferta cultural francesa não cessa de aumentar.
O fotógrafo carioca Edu Monteiro, autor da obra Ucem, Marseille, dá um workshop dia 13 de novembro sobre o desenvolvimento de um olhar pessoal na fotografia com celulares. Além disso, haverá a exibição de Visages, villages, filme da cineasta Agnès Varda, dia 27/11 às 19h, gratuito. Mais informações sobre as atividades paralelas no site da Aliança Francesa.

Vídeos:
Vídeos por Réseaux Sociaux :
Le voyage animé – Making Of :
- Version française : https://youtu.be/k_Pn0jgWGd0
- Version anglaise : https://youtu.be/sCHZ884P9j4
- Version espagnole : https://youtu.be/9xBlv7FkSIU

Quatro capítulos em vídeos:
D’une arche à l’autre : https://youtu.be/xxCCYrXxIQU
O saisons, O châteaux : https://youtu.be/7jJugM9uVPU
L’imaginaire des musées : https://youtu.be/n7dJt1YsYHo
Métamorphoses : https://youtu.be/vPFFzErGM98

Making of produção vídeo de animação digital -  
Serviço:
Exposição FRANCE eMOTION
De 13 de novembro a 1º de dezembro
Museu da Imagem e do Som – MIS - | Local Foyer Térreo
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Terças a sábados, das 10h às 20h (com permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h (com permanência até 20h).
(11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Gratuito
Classificação indicativa Livre.
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Informações APP
  • Baixe o aplicativo gratuito France eMotion, disponível para iOS e Android
  • Autorize o uso da câmera
  • Passe o celular sobre as obras e bon voyage animé!
  • #franceemotion #ExploreFrance #aliancafrancesa
Este projeto é possível graças a Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas. Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred. Parceria: Institut français, TV5 Monde, Air France. Realização: Atout France, Museu da Imagem e do Som, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.
Sobre a Aliança Francesa de São Paulo
Com a missão de divulgar a língua e a cultura francesas no exterior, a Aliança Francesa foi fundada em Paris no ano de 1883. Com mais de 80 anos em São Paulo, a instituição é a única na cidade reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional na França a aplicar as provas para as certificações de proficiência. Com aulas interativas e uso de ferramentas como tablets e lousa eletrônica, o público pode vivenciar a diversidade da cultura francófona, além de ter acesso ao acervo da Biblioteca Multimídia Claudie Monteil. Como Centro Cultural, é reconhecida por atividades que envolvem música, debates e cinema, com projetos como o Cinéclub, junto à Reserva Cultural. O Teatro Aliança Francesa, desde sua abertura em 1964, mantém uma política de resistência no centro da cidade e já recebeu grandes nomes da dramaturgia francesa, como Eugène Ionesco, atores ilustres como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri, além de ter sido palco da residência artística do Grupo Tapa.
Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Sua coleção possui mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje é um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo. Além de grandes exposições nacionais e internacionais, como Stanley Kubrick, David Bowie, Castelo Rá-Tim-Bum, O mundo de Tim Burton, Renato Russo e Quadrinhos, oferece grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos: cinema, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do Museu.
Sobre a Atout France
Com 33 escritórios no mundo, a Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico da França, é responsável pela estruturação, qualificação e promoção do turismo francês nacional e internacionalmente. Sua expertise permite oferecer a seus 1.300 profissionais-parceiros ferramentas para entender a demanda (conjuntura por país e setor ou estudos de mercado) e realizar atividades de marketing e promoção em torno das marcas de destino. Mais de 2.800 eventos promocionais são organizados a cada ano em todo o mundo, direcionados aos profissionais (operadores turísticos internacionais, imprensa e influenciadores), bem como o público em geral. No coração deste dispositivo, uma poderosa mídia, France.fr (http://br.france.fr/), permite convidar internautas de
fonte:
Adriana Balsanelli

Nenhum comentário: