concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

projeto Entrelinhas Urbanas 96 BAIRROS 96 ARTISTAS - livro e exposição

projeto ENTRELINHAS URBANAS SP 96 BAIRROS 96 ARTISTAS


  
A mais cosmopolita das cidades brasileiras é um mundo em si mesma. Em São Paulo, convivem culturas diversas, e diferentes vivências se encontram em um imenso espaço comum. Um dos resultados de tamanha diversidade é a criação de uma cultura única, que resulta em um cenário artístico extremamente rico e variado.  Nos 96 distritos e mais de 400 bairros que compõem a região metropolitana encontram-se todos os tipos de artistas gráficos, que utilizam plataformas tão díspares quanto azulejos e telas para imprimir sua visão sobre o urbanidade que os cerca e influencia.

Tanta variedade de olhares, técnicas e meios faz parecer impossível reunir em um só projeto tudo o que a cidade tem a oferecer em termos de arte. Seria necessária uma vida inteira para conhecer tudo o que há pra ser visto. Como não dispomos de tanto tempo, a saída mais inteligente foi fazer com que o impossível se tornasse viável. Assim nasceu o projeto ENTRELINHAS URBANAS SP que mostra, além da abrangência geográfica, a multiplicidade e talento dos artistas locais. Em uma iniciativa pioneira, o projeto convidou um artista de cada um dos 96 distritos de São Paulo para, através do traço, sintetizar em uma imagem seu olhar sobre onde vive.

O resultado de todo este apanhado é um livro de arte e uma exposição para celebrar o encontro destes 96 nomes das artes visuais contemporânea. Com nomes que vão desde os mais celebrados participantes da cena metropolitana até jovens que arriscam os primeiros passos, o livro é uma verdadeira enciclopédia visual da arte urbana paulistana. Contudo, além do esforço inicial de selecionar artistas e obras, o projeto ainda enfrenta mais um desafio: o de se tornar economicamente viável para seus idealizadores. 

Para que isso aconteça, foi feita uma campanha de financiamento coletivo na plataforma "Catarse", que tem como meta dar visibilidade aos artistas, suas obras e também à cidade em si, que comemora seus 463 anos no próximo dia 25. Nesse sentido, o livro, além de uma homenagem à São Paulo e sua cena artística, pode ser visto como um presente, não só para quem colaborar diretamente, mas também para cada um dos artistas participantes, para os idealizadores e -  por que não? - para a cidade que que amamos. O projeto tem apoio Institucional do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).
https://www.catarse.me/entrelinhasurbanassp

Nenhum comentário: