concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

exposição Associações Disjuntivas II - Eduardo Frota - PoA - RS

Eduardo Frota_MuseudoTrabalho_IMG_3948 test

Associações Disjuntivas II
Eduardo Frota
 
 


Abertura nesta terça, 18 de outubro, 19 horas
Diferentemente das outras exposições de que participou aqui em Porto Alegre, com grandes esculturas construídas a partir de pequenos módulos de madeira, desta vez o artista cearense Eduardo Frota utiliza a própria arquitetura do prédio para compor sua obra. As portas, os vidros das janelas internas, a escada que conduz à reserva técnica do acervo de máquinas, tudo foi removido de seu lugar de origem, para, na sequência, ser recodificado como se fosse desenho ou
pintura nas paredes da Sala de Exposições. As partes, assim reinstauradas, dão outra fisicalidade ao todo, reinventando o espaço arquitetônico do velho galpão de madeira do Museu do Trabalho.
A intervenção “Associações Disjuntivas” teve uma primeira versão em 2009 no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, espaço de arte independente que existia em Fortaleza, do qual Frota foi um dos fundadores e coordenador do núcleo de artes visuais.
Eduardo Frota é reconhecido nacionalmente sobretudo por suas esculturas em madeira, às vezes em escalas monumentais, como as peças que apresentou em 2002 na histórica 25ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Paulo Herkenhoff, ou os carretéis gigantes que empilhou em 2005 no Museu Vale, em Vila Velha, no Espírito Santo.

19 de outubro a 27 de novembro de 2016
Terça a sábado, das 13h30 às 18h30.
Domingos e feriados, das 14h às 18h30

Apoio:
BD Divulgação / Galeria Espaço Cultural Duque

Realização: Museu do Trabalho

Nenhum comentário: