concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de março de 2017

Arte e Psicanálise com Flavia Corpas - MAM - SP

Desde a sua fundação por Freud, no despontar do século XX, a psicanálise está intimamente marcada pela arte. Os desdobramentos desta articulação, que reverberam até nossos dias, produziram importantes efeitos sobre ambos os campos. Trata-se aqui de, junto com os psicanalistas, abordar aquilo que a arte ensina à psicanálise, rompendo com a ideia de uma psicanálise aplicada à arte e fazendo valer a proposição de Freud e Lacan de que o artista sempre precede o analista. Diferentes autores como: Didi-Huberman, Hal Foster e Jacques Rancière também serão discutidos, além das relações entre arte, psicanálise e loucura.

De 21 de março a 27 de junho de 2017Terças-feiras, das 20h30 às 22h30Duração: 15 encontrosPúblico: interessados em geral.Investimento: 6x R$ 220,00

Flavia Corpas é psicanalista e curadora de artes visuais. Pesquisadora de pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ e doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Docente do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Organizadora do livro “Arthur Bispo do Rosario: arte além da loucura”, do crítico de artes Frederico Morais e curadora das exposições “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo de Rosario” e  “Quase Aqui” do artista Daniel Senise. 

Informação e inscrição cursos@mam.org.br ou 5085-1314

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

fonte: 

Nenhum comentário: