concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EX LIBRIS - workshop na GRAPHIAS - Julieta Warman


WORKSHOP
DE
EX LIBRIS
Ministrado por Julieta Warman.
14 DE DEZEMBRO DE 2012 :: 14 HS.
GRAPHIAS :: CASA DA GRAVURAS
Rua joaquim Távora, 1605 (11) 5539-1358 :: SP
Valor R$ 100
“ExLibris, Símbolo de Identidade”
Conhecer e explorar o mundo do Ex Libris na própria prática.
O Ex Libris é uma estampa impressa de pequena dimensão que se adere ao verso da capa de um livro como marca de identidade de uma biblioteca ou coleção particular, para indicar e assinalar ali a propriedade do livro. Nele  figuram, além da palavra Ex Libris, o nome do proprietário ou Instituição, e uma ou diversas imagens, geralmente de caráter alegórico e simbólico, que representam e identificam o o dono.
Ex Libris em latim significa: ‘livro de…’, ‘dentre os livros de…’O Ex Libris tem se desenvolvido conjuntamente com os livros, intrinsecamente unidos. Mas a partir da metade do século XIX, com o surgimento da imprensa como indústria, em que o livro passa a ser objeto de produção massiva, populariza-se e vai perdendo o valor de objeto, o Ex Libris deixa de funcionar como marca de propriedade dos livros, e passa a ser un objeto de arte de coleção, uma Obra de Arte em Pequenas Dimensões.
Neste curso se dará uma aproximação à história do Ex Libris com uma introdução teórica, para logo mergulhar na confecção de uma peça dedicada a alguém particular, levando em conta as técnicas mais apropriadas para esta obra de Pequena Dimensão. Nesta ocasião, a técnica utilizada para a realização do Ex Libris será de Gravura em Relevo

Nenhum comentário: