concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

EXPOSIÇÃO “A LINGUAGEM DO DESEJO” - Bruno Barnabé - SP

GALERIA RECORTE APRESENTA EXPOSIÇÃO “A LINGUAGEM DO DESEJO”
 
 
São Paulo, fevereiro de 2018 – A Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, apresenta a exposição "A Linguagem do Desejo”, com obras do colagista Bruno Barnabé. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 17 de março com entrada gratuita.
Serão apresentadas 24 obras em que o artista utiliza fotos, selos, técnica de monotipia, entre outros elementos, para abordar questões sobre a objetivação e fragmentação do corpo, a crença no pecado original e suas consequências, indicando um percurso que começa na busca individual do artista e termina na deformidade do corpo coletivo. Barnabé traz para a discussão o vazio pornográfico e como isso se reflete na imaginação do expectador.
Nascido em Indaiatuba, no interior paulista, e radicado na cidade de São Paulo desde 2005, Bruno Barnabé materializa suas pesquisas epistemológicas e imagéticas por meio da sobreposição de resíduos gráficos e fotográficos que coleta em suas explorações pelo mundo. “Sinto-me principalmente atraído pelas questões da antropologia da imagem e, assim, procuro pelos resíduos gráficos com potencial simbólico, como fotografias de família, cartões-postais, selos, ilustrações e desenhos para usar nas minhas composições”, afirma.
Barnabé encontrou a colagem em 2005, período em que frequentou a Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna (AAMAM) e conheceu integrantes do movimento surrealista paulistano. Estudou gravura e desenho experimental em Londres, onde descobriu a monotipia. De volta ao Brasil, estudou com o artista, pensador e poeta Sergio Franceschi Lima, considerado o maior especialista em surrealismo em nosso país. Com trabalhos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais, Barnabé já expôs individualmente em 2017, na Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, em Campinas.  
Clique aqui para ver fotos de algumas das obras expostas.
SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e bem estar. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão” e Michele Micheletto. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com opções veganas e um salão de cabeleireiros.


AGENDA

Mostra “A LINGUAGEM DO DESEJO”, de Bruno Barnabé
Período: até 17 de março – de terças às sextas-feiras, das 12h às 21h, e sábados, das 11h às 18h
Entrada gratuita
Mais informações: contato@galeriarecorte.com.br

Nenhum comentário: