concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Projeto ‘Museu Encantador’ promove residência no Pará


Pesquisa sobre a relação entre encantamento e cultura cria rede de colaboradores, no Brasil e em Portugal. Inscrições para ação em Santarém podem ser realizadas até dia 7. Proposta foi contemplada na Rede Nacional Funarte Artes Visuais

No período de 9 a 20 maio, em Santarém (PA), no Espaço Bicho/ Alter do Chão, as artistas e pesquisadoras Rita Natálio (Portugal) e Joana Levi (Brasil) realizam a primeira residência para o projeto Museu Encantador. A proposta, uma pesquisa sobre a relação entre “encantamento” e cultura, envolve a criação de um coletivo de colaboradores voluntários, brasileiros e portugueses. Eles formarão uma rede, que vai desenvolver as ações e promover uma viagem de pesquisa pelo Brasil. O projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição. As inscrições para residência podem ser realizadas até o dia 7 de maio, gratuitamente.
No processo de criação o coletivo do Museu Encantador vai tentar responder a algumas perguntas: o que é encantamento? Existiria alguma relação entre encantamento e cultura? O que seria um museu do “encantamento cultural” de Portugal e do Brasil? Os participantes de cada região planejarão “percursos de encantamento”, por onde colherão imagens e entrevistas, que, segundo as realizadoras, retratem as culturas dos diversos “Brasis”.
Na residência de maio, no Pará, com assistência e mediação de Kandyê Medina, o grupo vai adentrar a floresta amazõnica e acompanhar cursos de rios da região. No dia 18, também no Espaço Bicho, haverá ainda um encontro aberto ao público, com artistas locais e alguns dos voluntários entrevistados. Eles vão mostrar parte do material recolhido durante a residência e discutir as ideias futuras do projeto. O evento conta com a parceria da rede Espaço Bicho. Os interessados em participar das entrevistas e da captação de imagens no Pará podem entrar em contato com a equipe do projeto, até dia 7 de maio pelo email: museuencantador@gmail.com.
As ideias de encantamento e de uma “cartografia da história cultural”
O projeto Museu Encantador foi iniciado pela performer e pesquisadora portuguesa Rita Natálio (que vive em São Paulo), com co-direção da diretora e atriz Joana Levi. Além da criação da rede de colaboradores, será constituído um arquivo de arte comum com 15 artistas convidados  de Portugal e do Brasil , e apresentada uma performance, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM – RJ) em Setembro de 2014. “O nosso desejo é formar uma coleção de ‘coisas’ e ‘visões’, que junta a noção de encantamento a uma cartografia da história cultural. Uma coleção em língua portuguesa e uma máquina de correspondências entre dois países, na qual se trocam livros, pensamentos, desenhos, teias, sons, danças, artistas, filósofos” descrevem as realizadoras.
Depois do Pará, o Museu Encantador segue sua jornada de criação em rede. Passa por Recife (PE), no período de 21 a 26 de Maio, no Espaço Fonte; e por Natal, de 26 de Maio a 2 de junho, no Ponto de cultura Tecesol, em parceria com Grupo de Teatro Facetas.
Sobre as artistas
Rita Natálio é performer, dramaturgista e pesquisadora. Nasceu em Lisboa – Portugal. Vive em São Paulo desde 2012. Desenvolve atualmente uma pós-graduação no Núcleo de Subjetividade da PUC – São Paulo, com Peter Pal Pélbart e com o apoio de bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal. Formou-se em dança na Universidade de Paris VIII. Seu trabalho se define como um cruzamento dos espetáculos que realiza com seus estudos académicos, na área da estética e da biopolítica.

Joana Levi nasceu no Rio de Janeiro. É diretora e atriz. Vive entre São Paulo e Rio de Janeiro. É graduanda de Filosofia na Universidade de São Paulo e desenvolve pesquisa sobre as confluências entre as artes performativas e a filosofia contemporânea. Teve parte de sua formação na Itália, junto à Fondazione Pontedera Teatro e nos EUA, em residência artística, incluída no Programa de Artes Cênicas do Museu de Arte de Cleveland (Ohio). Sua última criação, a intervenção site specific, IN_TRÂNSITO (contemplada pelo Prêmio Montagem Cênica 2011 e pelo Fomento Carioca 2013) ocupou estações e trens do Rio, numa parceria com a Cia Marginal.

Museu Encantador
Projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes, no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição
9 a 20 de maio de 2014 – Residência de pesquisa

Espaço Bicho
Alter do Chão - Santarém (PA)
Com as artistas
Rita Natálio e Joana Levi
Assistência e mediação de Kandyê Medina
Parceria em rede: Espaço Bicho
Inscrições até o dia 7 de maio, através do e-mail:
museuencantador@gmail.com
21 a 26 de Maio
Espaço Fonte – Recife (PE)
26 de Maio a 2 de junho
Ponto de cultura Tecesol – Natal (RN)
Parceria: com Grupo de Teatro Facetas
Ficha técnica
Conceito inicial e direção artística: Rita Natálio. Co-direção artística:Joana Levi
Desenho e construção instalação: Eduardo Verderame com Rita Natálio. Performers e Co-criadores:João Júnior, Joana Levi, Rita Natálio e Teresa Silva.Pesquisa e Assistência Curatorial:Marta Mestre.Colaboração na pesquisa/Residência Festival Dois Pontos:Micheline Torres.
Doadores de encantos: No Brasil: Andre Lepecki, João Penoni, Júlia de Carvalho Hansen, Gustavo Ciriaco , Helena Katz, Laura Erber, Letícia Novaes, Marcela Levi, Peter Pál Pelbart e Suely Rolnik. Em Portugal: André Teodosio, Ana Gandum, Ana Borralho &João Galante, Gonçalo Tocha, Miguel Pereira e Rita Brás.

Fonte: Funarte

Nenhum comentário: