concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de maio de 2014

PROGRAMAÇÃO MUSEU AFRO BRASIL - MAIO - 2014

*Todos os domingos de maio – Manhã: 11h e Tarde: 14h. Retirar senhas no setor de acolhimento no dia do evento.


10 de maio - 9h30 às 17h30

Encontro com Professores - Em maio: reflexões sobre Liberdade
Este encontro propõe uma reflexão sobre o processo de construção da liberdade, marca constitutiva de uma identidade brasileira que tem como um dos elementos fundantes as matrizes africanas. A partir desses referenciais discutiremos a relação entre abolição e igualdade no mundo contemporâneo.


11 de maio - às 14h 

Oficina Impressões da cor 
A partir da observação de obras expostas no Museu, os participantes são convidados a participar de uma vivência artística. A proposta envolve desenho, gravação em matriz e impressão em cores, resultando na produção coletiva de um painel.


Visitas Temáticas

13 de maio – 11h e 13h30 

Visitas com intervenção literária: homenagem ao aniversário da Biblioteca Carolina Maria de Jesus
No dia do aniversário da biblioteca, durante as visitas orientadas serão realizadas intervenções literárias, tendo como referência a obra de Carolina Maria de Jesus.


14 de maio – 11h e 13h30 

Vozes da abolição 
Essa visita favorece o estabelecimento do diálogo entre um evento que evoca uma memória e o material reunido no núcleo “História e memória” do acervo. Considerando que o ato de comemorar representa a afirmação de uma identidade, por vezes excludente, o objetivo central desse roteiro é refletir sobre a abolição da escravatura, a partir da perspectiva do negro, tomando como ponto de partida o acervo do Museu Afro Brasil.

O mundo do trabalho, antes e depois da Abolição
O roteiro que orienta essa visita propõe o estabelecimento do diálogo entre um evento que evoca as memórias do visitante a respeito de um momento da história do nosso país e o material reunido no núcleo “Trabalho e escravidão” do acervo. 
*As visitas temáticas poderão acontecer também em outros horários durante semana, mediante agendamento por email  e aos finais de semana, por email ou com inscrição no setor de acolhimento.

15 de maio - às 11h

Abayomi
Na oficina os participantes serão convidados a construir bonecas Abayomis e conhecer sua história. Durante a vivência serão propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética criativa e lúdica da construção de bonecas.


16 de maio - às 11h e 13h30

Encontro marcado na biblioteca: Luís Gama
Além do acervo museológico, o público visitará a biblioteca do Museu Afro Brasil que reúne o maior acervo bibliográfico sobre a cultura afro-brasileira. Ao final, o visitante participará de um evento de leitura em que será apresentada uma importante personalidade negra da história e da literatura brasileira.


18 de maio - às 11h

Brincadeiras do Congo
Atividade com brincadeiras tradicionais congolesas, tendo como ponto de partida as visitas mediadas à exposição de longa duração. A proposta é resgatar o encantamento de crianças e adultos com um universo cada vez mais esquecido nas grandes cidades.


18 de maio - às 14h

Impressões da cor 
A partir da observação de obras expostas no Museu, os participantes são convidados a participar de uma vivência artística. A proposta envolve desenho, gravação em matriz e impressão em cores e resultam na produção coletiva de um painel.



24 de maio - às 14h 

Oficina: Fotos da Resistência
A partir de um percurso pelo acervo do Museu, os participantes criarão um repertório fotográfico a ser analisado em conjunto com fotografias de negras e negros do século XIX. Nesta atividade o enfoque será a dimensão documental dessas fotografias, discutindo modos de interpreta-las a partir da noção de resistência negra. 


OUTROS EVENTOS


17 de maio - das 10h às 13h 

Encontro marcado: edição especial – aniversário da Biblioteca Carolina Maria de Jesus
Como parte da programação de celebração dos 10 anos do Museu Afro Brasil e dos 9 anos  da Biblioteca, neste Encontro Marcado receberemos convidados para uma homenagem especial  ao centenário da escritora Carolina Maria de Jesus.


17 de maio - às 15h30

Sarau Poético Negras Palavras
Neste evento os participantes serão convidados a emprestar corpo e voz à prosa, aos versos e composições diversas que têm como tema principal a Liberdade. 


31 de maio – às 11h 

Aos pés do baobá
Esse evento proporcionará aos visitantes um passeio pelo universo das narrativas africanas e afro-brasileiras. Participe e descubra outras possibilidades para conhecer o Museu Afro Brasil.


31 de maio – das 13 às 17h30

Encontro com Artista: Marcelo D’Salete
Ao longo do encontro, o artista plástico, professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos falará ao público sobre sua história, sua obra e seu processo de produção, com ênfase para a construção de narrativas negras em quadrinhos.


Para agendamento entre em contato: agendamento@museuafrobrasil.ogr.br oueventos.educacao@museuafrobrasil.org.br  Telefone: 3320-8900 ramal 892

Avenida Pedro Álvares Cabral, SN - Portão 10 ( Parque Ibirapuera) – São Paulo - SP

Fonte: Museu Afro Brasil

Nenhum comentário: