concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Acontece no MASP - setembro 2011


clique aqui para visualizar a news completa



EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
DE DENTRO E DE FORA – INSIDE OUT | OUTSIDE IN
ARTE URBANA CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
Desde 17 de agosto até 23 de dezembro de 2011
Galeria Clemente de Faria (1º e 2º subsolos do MASP)
De Dentro e de Fora, que fica em cartaz no Museu e imediações até 23 de dezembro de 2011, traz ao Brasil alguns dos mais importantes nomes da arte urbana mundial, vindos dos Estados Unidos, Argentina, República Tcheca e França. Iniciativa do curador do MASP Teixeira Coelho, a mostra tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, e utiliza a arquitetura do MASP como base para o graffiti, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.



EXPOSIÇÕES DO ACERVO MASP
PAPÉIS BRASILEIROS: GRAVURA 1910-2008 – COLEÇÃO MASP
Desde 5 de março de 2011
1º andar do MASP – Galeria Horácio Lafer
Uma seleção com mais de 120 obras de mestres em diferentes técnicas da arte da gravura está em exibição no MASP. Com obras de artistas como Volpi, Tarsila, Babinski, Samico, Manezinho Araújo, Gruber, Jardim, Segall, Grassmann, Nelson Leirner, Cildo Meirelles, Luiz Hermano (foto) e tantos outros, a maioria deles mestres brasileiros e estrangeiros que vieram morar no Brasil.





Serviço Educativo
VISITAS TEMÁTICAS PARA O PÚBLICO
Quintas-feiras, das 14h às 14h30
Tema: O Grande Pinheiro, de Cézanne | Orientação: Adriana Puzzilli
Local: exposição Romantismo – A Arte do Entusiasmo, 2º andar.

Quintas-feiras, das 15h às 15h30
Tema: Madame Cézanne em Vermelho, de Cézanne
Orientação: Adriana Puzzilli | Local: exposição Olhar e Ser Visto, 2º andar

Sextas-feiras, das 14h às 15h
Tema: O Artista (Retrato de Marcelin Desboutin), Edouard Manet
Orientação: Miriam Lustosa
Local: exposição Romantismo – A Arte do Entusiasmo, 2º andar

Sextas-feiras, das 14h às 14h30
Tema: O Escolar, de Van Gogh
Orientação: Fernando Burjato | Local: exposição Olhar e Ser Visto, 2º andar

VISITAS TEMÁTICAS COM ATELIÊ

Quartas, Quintas e Sextas-feiras, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30.

Tema: De Dentro e de Fora
Orientação: Roberta Fortunato, Keila Alaver, Gabu Ficher, Adriana Marim
e Patrícia Sertório
Local: exposição De Dentro e de Fora, 1º e 2º subsolos do MASP

Inclui uma breve prática expressiva com materiais artísticos, com 1 hora de duração, conforme fica anunciado na etiqueta especial que divulga a oferta junto ao painel principal, à entrada da mostra De Dentro e de Fora.






A Biblioteca e Centro de Documentação do MASP participou do evento Bibliografía y Redes de Información sobre las Artes en América Latina y el Caribe – Una Perspectiva Recienteda, organizado pela IFLA (The International Federation of Library Associations and Institutions) e a AMBAC (Asociación Mexicana de Bibliotecarios), realizado nos dias 20 e 21 de agosto no Museu Franz Mayer, na Cidade do México.

Foi apresentado o trabalho Recursos de informação em arte e seu uso pela análise de logs de acesso. O estudo do log de acesso é uma ferramenta de gerenciamento, na qual podemos de maneira quantitativa e qualitativa visualizar os acessos as bases de dados MASP21 (material bibliográfico) e VCARTE (apoio a catalogação) disponíveis na Internet. Toda vez que o pesquisador preenche um dos formulários de pesquisa online, um arquivo é gerado para estudo, e dessa maneira podemos ter uma visão real do uso das bases e promover melhorias em nossos sistemas e no atendimento ao público.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail
biblioteca@masp.art.br ou pelo telefone 11 3253-6483
Atendimento ao pesquisador de segunda a sábado das 13 às 17h.


ACESSE A BIBLIOTECA ATRAVÉS DO SITE DO MASP






CURSOS DO QUARTO BIMESTRE DA ESCOLA
Aproveite o sucesso da exposição De Dentro e De Fora e faça o curso de Arte Urbana que a Escola do MASP realizará nos meses de setembro e outubro. As aulas serão ministradas pelos professores Raquel Ribeiro, Eduardo Saretta e Baixo Ribeiro – os dois últimos, curadores da exposição em cartaz no MASP. Saiba mais sobre as relações do grafite, do muralismo e da pintura e da história desse movimento no Brasil. As aulas iniciam-se dia 05/9, às 19h.

Além disso, estamos com matrículas abertas para os seguintes cursos: Arte Indígena; A Formação do Brasil Moderno Através da Literatura; Arte Contemporânea: de 1970 aos Anos 2000; e O Neo-Realismo e o Seu Lugar na História do Cinema. As matrículas podem ser feitas até a sexta-feira anterior ao início do curso. A secretaria da Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h. Mais informações no site do museu, pelo telefone 11 – 3251-5644 ramal 2104 e pelo email escola@masp.art.br.

Fique atento também ao Fórum sobre Metodologia e Avaliação de Ações Culturais, que acontecerá em novembro. Informaremos em breve pelo site.





O MASP PELO MUNDO
No período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2011, as 73 esculturas em bronze de autoria de Edgar Degas (Paris, 1834-1917), da coleção do MASP, participam da exposição Degas Escultor – Impressiones de la Vida Moderna. No Museo Nacional de Bellas Artes de Santiago, Chile.

Termina no próximo dia 6, no San Francisco Museum of Modern Art (São Francisco, EUA) a exposição The Steins and the Parisian Avant-Garde. A mostra seguirá para as Galeries Nationales du Grand Palais em Paris, de 3 de outubro de 2011 a 20 de janeiro de 2012. Com uma seleção de obras da família de Gertrud e Leo Stein e materiais relacionados a ela, a mostra demonstra a importância do patronato daquela família para os artistas da época, e como eles disseminaram um novo padrão de gosto pela arte moderna.
A obra de O Divã, de Toulouse-Lautrec – pertencente ao acervo do MASP – participa da exposição; sendo muito importante para aquele momento, foi uma das primeiras aquisições dos irmãos Stein e a única de Toulouse-Lautrec que eles possuíam.

De 25 de setembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012 será realizada na Kunsthalle Bielefeld (Bielefeld – Alemanha), a exposição Picasso 1905 in Paris. Participará da mostra a obra do Acervo MASP A Toalete (Fernande), de Pablo Picasso. O projeto abordará o período em que Picasso estava modificando sua produção em direção ao Modernismo. Ele ainda estava ligado ao academismo, porém ali acontece a mudança para o período rosa e azul com os numerosos quase retratos de mães, crianças, acrobatas e artistas de circo, enfatizando as formas já esculturais e antiacadêmicas do corpo, preparando terreno para as Mademoiselles d'Avignon e o Cubismo.

Participa da exposição No Ateliê de Portinari a obra Criança Morta, de Candido Portinari (pertencente ao acervo do MASP). A mostra está em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), desde 14 de julho até 18 de setembro de 2011.





Destaques do mês
1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL PIETRO MARIA BARDI –
CONSTRUTOR DE UM NOVO PARADIGMA CULTURAL
Dia 14 às 14h30
Grande Auditório do MASP

Palestrantes: Prof. Dr. Jens Baumgarten, Prof. Dr. Paolo Rusconi, Zeno Birolli, Davide Colombo e Elisa Camesasca .

A reunião de um dos maiores acervos artísticos do pós-guerra em São Paulo ocorreu sob a coordenação de Pietro Maria Bardi e sua rede de relações entre agentes culturais de grande importância no circuito artístico mundial.
Bardi não apenas executou essa tarefa, mas criou o museu-escola com cursos pioneiros de desenho industrial, fotografia, cinema, paisagismo, entre outras modalidades, e uma revista decisiva de arquitetura e artes visuais, Habitat.



Destaques do mês
PROJETO VIOLÃO NO MASP
Todos os sábados às 16h
Pequeno Auditório do MASP
Ingressos: R$14,00 e R$7,00 (estudantes e pessoas acima de 60 anos)


Todos os sábados neste mês de setembro, o Pequeno Auditório do MASP será palco do Projeto Violão no MASP, com apresentações de cameristas e solistas, alternando artistas de grande experiência e jovens vencedores de concursos, mostrando um amplo painel de repertório e personalidades musicais no universo do violão.

Nenhum comentário: