concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Recife receberá piloto do projeto Criativa Birô do Nordeste


Recife receberá piloto do projeto Criativa Birô do Nordeste
O Ministério da Cultura implantará em Recife (PE) o primeiro piloto do Projeto Criativa Birô do Nordeste. O anúncio foi feito pela titular da Secretaria de Economia Criativa (em estruturação) do Ministério da Cultura (SEC/MinC), Claúdia Leitão, durante visita a Pernambuco no último sábado (3/9).
A iniciativa será um centro de serviços para estimular, financiar e fomentar os empreendimentos culturais, no intuito de garantir infraestrutura para os negócios criativos – desde a produção até o consumo.
De acordo com Cláudia Leitão, até o final deste ano deverão estar em funcionamento cinco projetos pilotos do Criativa Birô, sendo um em cada região do país. “O primeiro do Nordeste será em Pernambuco e os outros quatro serão nos estados de Goiás, Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”. A expectativa da secretária é que a partir de 2012 os Criativas Birôs sejam expandidos para todo o Brasil.
Segundo ela, o projeto do Criativa Birô de Recife, resultado de parceria com o Governo de Pernambuco, será “a casa do empreendedor criativo brasileiro, onde ele terá assessoria para elaborar modelos de negócios, planos de comunicação e distribuição, além de consultorias jurídicas, linhas de crédito, birô de exportação e formações específicas”.
A secretária prevê que até o final deste ano deverão estar em funcionamento cinco projetos pilotos do Criativa Birô, sendo um em cada região do país: “O primeiro do Nordeste será em Pernambuco e os outros quatro serão nos estados de Goiás, Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”. A expectativa da secretária é que a partir de 2012 os Criativas Birôs sejam expandidos para todo o Brasil.
Outra ação que deverá ocorrer em todo o território nacional são os observatórios de pesquisa junto às universidades federais. “Teremos um observatório nacional, que fornecerá metodologias para os observatórios locais. Estes, por sua vez, irão coletar dados sobre a vocação cultural de um território, os Arranjos Produtivos Locais… serão indicadores que nos ajudarão a direcionar os recursos para onde realmente precisa”, explica Leitão.
*Com informações do site do MinC
Fonte: Cultura e Mercado

Nenhum comentário: