concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

REVISTA URBE

REVISTA URBE
O QUE: Debate e lançamento da Revista Urbe
QUANDO: 02.12.2011 (sexta-feira)
ONDE: Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
HORÁRIO: 18h30 (debate, no Teatro) e 20h30 (lançamento da revista, no Café)


Uma janela de interpretações sobre a cidade e sua cultura visual

Revista Urbe será lançada no dia 2 (sexta-feira), no Sesc Centro, em evento que promove o debate com os autores dos artigos

Gerar conteúdo capaz de orientar o leitor na sua compreensão da dimensão cultural, social e econômica da arte urbana que é produzida na forma de grafite, stickers, assemblages, vídeos, fotografias, poesia, moda e urbanismo, colagens, estêncil, performances, entre outras manifestações, transgressoras ou não, é a proposta da revista Urbe – Cultura Visual Urbana e Contemporaneidade. A publicação, que nesta primeira edição aborda o eixo temático cartografia urbana, será lançada no dia 2 (sexta-feira), no Café Sesc, depois de um debate com autores dos artigos.

“A Urbe propõe uma leitura sensível dos espaços urbanos por meio de relações entre imagens, arquitetura, paredes e suportes em que se estabelecem intervenções para estimular uma percepção mais atenta da cidade e uma consciência maior das possibilidades de ação no meio ambiente urbano”, afirma o curador editorial, Vitor Mesquita. Em cada edição, haverá uma sobrecapa com a obra de um artista em formato 74x30cm – a primeira será de Mateus GrimM. Com financiamento do Fumproarte, a revista tem produção e execução da Pubblicato Design Editorial, apoio do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Atelier Plano B, Sesc/RS e Ideograf.

URBE # 1 – Cartografias Urbanas
De caráter menos geográfico e mais de pertencimento, a edição # 1 revela relações de procura e encontro como no artigo Cultura como inovação e as artitudes de mudança, do psicólogo e artista social Daniel Caminha, do coletivo Nômade, que trata de ocupação da cidade e o conceito de transvenção. Flávio Wild, designer gráfico, fotógrafo e escritor, em Nossa cidade nunca se deixa, faz um percurso de memória afetiva e presença da cidade que pertencemos e reconhecemos em cada lugar do mundo. O jornalista e galerista Lucas Pexão comenta a ocupação de lugar no espaço urbano em Sobre a intervenção urbana pós-coreografada da performance do skate. No artigo Os lugares e as coisas (ou notas sobre o esquecimento), a artista plástica Marina Camargo reflete sobre cidades que apresentam paradoxos de como manter a conservação para apagar o passado.

Sob a ótica da economia da cultura, o professor Leandro Valiati percorre a Praça da Alfândega e os prédios públicos para falar da cidade e do valor simbólico no texto. Gabriela Silva navega pela cidade fazendo um apanhado de produção das cenas culturais em seu artigo Em Petit Poa, 2011. Já o arquiteto e diretor do Iphae, Eduardo Hahn, questiona a relação que temos com o espaço público, experiência de outras cidades e propõe intervenção nos paredões de prédios que fazem limite com a Biblioteca Pública. Por fim, em O espaço público é também local de reflexão, o coordenador do projeto, designer Vitor Mesquita, lembra que para ler o ambiente é preciso decifrá-lo no mundo codificado.

O PROJETO
Com o financiamento do Fumproarte para a produção de dois encontros e quatro edições (cada uma com eixo temático), a revista Urbe tem como missão editorial tornar públicas as ideias, opiniões, interpretações sobre a cultura visual urbana e a contemporaneidade, construídas do ponto de vista de críticos, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e artistas, com textos de caráter reflexivo. “A partir do aporte do Fumproarte nos encorajamos a ampliar o projeto, inscrevendo-o no Ministério da Cultura para solicitar incentivo cultural, via Lei Rouanet, e foi aprovado”, adianta Vitor Mesquita. Para o próximo ano, a Urbe terá novidades, entre elas, a participação de nomes da cena visual urbana internacional para intercâmbio com artistas locais, oficina e exposição.


Clarissa Eidelwein | assessora de imprensa e editora-executiva da URBE
51 3013.1330 | 51 9328.1977

Fonte para entrevista:
Vitor Mesquita | curador editorial e coordenador do projeto URBE
51 3013.1330

ANDREA COSTA
DIRETORA E ATENDIMENTO

(51) 9251.8857 e 9251.8857

Nenhum comentário: