concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 17 de junho de 2014

Zezão




ZEZÃO
ABERTURA: SÁBADO, 14 DE JUNHO, DAS 12H ÀS 18H

A Zipper Galeria tem o prazer de apresentar, a partir de 14 de junho, a primeira individual de Zezão na galeria. A mostra, com texto da curadora Thais Rivitti, marca a representação do artista pela Zipper e sua volta ao circuito expositivo de São Paulo, cidade onde não expõe desde sua participação no MASP em 2009.

A produção de Zezão aborda aspectos políticos, sociais e ecológicos, chamando a atenção para temas urbanos urgentes como violência, abandono, poluição e pobreza. Zezão começou sua carreira na década de 1990, pintando paredes de canais de esgoto e galerias de águas pluviais, casas abandonadas, becos desertos e vãos de viadutos. Ao levar cor a locais marginalizados pela sociedade, seu trabalho ganhou uma dimensão político-social reconhecida por críticos e curadores ao redor do mundo.

Situando-se na fronteira entre o rude e o poético, Zezão apresentará com sua individual na Zipper uma grande instalação, pinturas e objetos que discutem os limites entre a vida urbana e a arte contemporânea. São obras criadas a partir de materiais e objetos encontrados em esgotos, rios e córregos da cidade, que ganham sobrevida e conquistam uma nova identidade. Além de obras inéditas, o grafiteiro apresenta uma série de “Flops”, nome dado aos desenhos já conhecidos do artista, sempre azuis.

Sobre o artista
Zezão é um grafiteiro que iniciou seus trabalhos em 1995 nas galerias pluviais da cidade de São Paulo. Atualmente, os grafites de Zezão podem ser vistos em muros, paredes de esgotos e viadutos de cidades como Nova York, Paris, Londres, Hamburgo, Basileia, Los Angeles, Florença, Frankfurt e Praga, entre outras. Expõe seus trabalhos de grafite e colagens também em galerias de arte e museus.

Como exposições individuais, podemos mencionar: Variações Urbanas - Galeria Choque Cultural, São Paulo em 2010, Além Do Submundo - Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro em 2011 e Lembranças De Um Passado Adormecido - Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro em 2013.

Entre as exposições coletivas, têm destaque: De Dentro Para Fora / De Fora Para Dentro - MASP - Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, em 2009, 1a Bienal Graffiti Fine Art MUBE - Museu Brasilero de Escultura, São Paulo, Brasil em 2010, Street Art und Graffiti aus São Paulo - Espaço Fundação Brasilea, Basileia, Suíça em 2011, Fuera De La Línea - Museu Macro, Rosário, Argentina em 2011, Sankt Pauli Millerntor Gallery - Millerntorn-Stadion, Hamburgo, Alemanha em 2012, Urban Masters - Opera Gallery, Londres, Inglaterra em 2012, Sankt Pauli Millerntor Gallery - Millerntorn-Stadion, Hamburgo, Alemanha em 2013, Baroque The Streets: Dulwich Street Art Festival, Londres, Inglaterra em 2013 e Overtime - Heliumcowboy Gallery, Hamburgo, Alemanha em 2013.

Serviço
Abertura: Sábado, 14 de Junho, das 12h às 18h.
Visitação: De 16 de Junho a 9 de Agosto, 2014.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.

Nenhum comentário: