concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 17 de junho de 2014

Projeto Cursos Livres abre inscrições nesta sexta-feira - Salvador - BA


por 
Jaqueline Suzarte

As inscrições para 2º edição do projeto Cursos Livres promovido pelo Museu de Arte Moderna (MAM-BA) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) acontecem do dia 13 de junho a 14 de julho. Com o tema É Tudo Nordeste? esta edição do projeto faz parte da programação educativa da 3ª Bienal da Bahia.

As aulas começam dia 23 de julho na Biblioteca Pública dos Barris, com carga horária total de 9h. Os participantes podem se inscrever gratuitamente em mais de um curso.
Inspirados na obra Os Sertões de Euclides da Cunha, os cursos são divididos em três eixos: o ambiente natural onde a ação se desenrola (Terra), o da psicologia e cultura dos protagonistas da ação (Homem) e o dos conflitos nela envolvidos (Luta).
A intenção é propor minicursos interdisciplinares que provoquem a reflexão de temas atuais, analisados por diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, ciências exatas, arquitetura e política, entre outras.
As inscrições podem ser feitas pela plataforma Gere|UFBA. www.cursoslivres.mam.ufba.br. Outras informações podem ser obtidas no pelo (71) 3117-6141 ou http://www.cursoslivres-mam.ufba.br/
CONFIRA A PROGRAMAÇÂO
MC1 – Salvador: Território Empreendedor
Profª/Coordenadora: Denise Ribeiro (Coordenadora do CIAGS | EAUFBA)
2ª Prof.ª – Tânia Moura Benevides (Escola de Administração)
Encontros: 23, 24 e 25 de julho (manhã)
Eixo: Luta
Ementa do Curso: Desenvolvimento e território. Empreendedorismo e suas contribuições para o desenvolvimento territorial. Conceitos e breve histórico do empreendedorismo. Características empreendedoras, competências empreendedoras, geração de ideias. Mecanismos e procedimentos para a criação de empresas. Empreendedorismo social. Macro tendência de negócios. Empreendedorismo em Salvador – Limites e Oportunidades.
MC2 – Corpo e suas Metáforas – A Cultura no Passado e no Presente – É Tudo Nordestino?
Profª/Coordenadora: Maria Cecilia de Paula Silva (Faculdade de Educação/ UFBA/ Dep. III).
2º Prof.º: Miguel Angel Garcia Bordas (FACED/ UFBA/ Dep. I)
Encontros nos dias: 23, 24 e 25 de julho – tarde
Eixo: Homem
Ementa do Curso: Desvelar o corpo e a cultura na sociedade contemporânea que se encontram imbricada, embora imperceptíveis, na estrutura social questionando se tudo isso é Nordeste. Empreender uma compreensão crítica e contemporânea do Nordeste brasileiro, contribuindo para a reflexão espaço, tempo e identidade a partir da discussão entre corpo e cultura, discutindo os seguintes tópicos:
- O corpo do Homem do Nordeste e processos de construção social do corpo, a partir dos conceitos e caracterizações apontadas na obra literária Os Sertões, de Euclides da Cunha (força, masculinidade, virilidade, potência, entre outros);
- O impactos dos padrões de homem nordestino com a realidade atual a partir das concepções de corpo;
- As culturas nacionais e regionais como comunidades imaginárias;
- As mutações do homem por meio da imagem do corpo: o século XXI;
- Do padrão corporal – o corpo objeto – ao sujeito histórico: apontamentos para uma educação emancipatória;
- A poésis do corpo no tempo presente: captação do corpo e suas expressões;
- A magia do olhar em movimento: exposição imagética, poética, literária, fílmica.
MC3 – Terraplanagem – O Corpo e a Voz
Profª/Coordenadora: Leda Maria Fonseca Bazzo (Faculdade de Fonoaudiologia)
2º Prof.º: Francisco Antonio Zorzo (IHAC – BI Humanidades)
Encontros nos dias: 31.07 e 01, 02 de julho – manhã (09h às 12h)
Eixo: Terra
Ementa do Curso: A relação do corpo e da voz com a terra, tendo por base de evocação o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. A oficina deve procurar trazer o vigor do livro que retrata a Guerra de Canudos para a Contemporaneidade. A redefinição do tema da terraplanagem no contexto do corpo e da cultura.
MC4 – Ex- votos: Um Olhar Sobre a Preservação do Patrimônio Imaterial na Bahia
Profª/Coordenadora: Ana Paula Rocha do Bomfim (Faculdade de Direito)
2ª Prof.ª: Ivone Freire Costa (Escola de Administração)
Encontros: 31.07 e 01, 02 de julho – tarde
Eixo: Homem
Ementa do Curso: Noções sobre Patrimônio Imaterial, Estudos acerca da Cultura e Religiosidade Popular no Nordeste, Ex-votos e Salas de Milagres, Mapeamento de Salas de Milagre e Ex- Votos na Bahia, Investigação sobre a preservação dos Ex-Votos enquanto Patrimônio Imaterial na cidade de Salvador.
*Nesta proposta, a professora sugere: “visando uma formação teórico-prática básica, propõe 3 horas de aulas teóricas e 6 horas para visitas a salas de milagres e pontos de peregrinação onde existem coleções de ex-votos dentre esses, a Igreja do Bomfim, Igreja de Santo Antônio da Barra e Igreja de São Lázaro, atualizando e aplicando a abordagem teórica do curso”.
MC5 – Sobre Corpos, Paisagens e Sonoridades: Desconstruindo Estereótipos de Nordeste com Moda e Música
Profª/Coordenadora: Caroline Barreto de Lima (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH)
2ª Prof.ª: Laila Rosa (Escola de Música/Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA)
Encontros: 07, 08 e 09 de agosto – manhã
Eixo: Homem
Ementa do Curso: (lista de tópicos centrais que serão tratados no curso)
Nordestes, nordestinas e nordestinos: paisagens, gotas e corpos; Modas e Corporalidades; Músicas e Sonoridades; Grupos LBTTIQ, negros, quilombolas e Indígenas e sua representatividade no Nordeste; Do conceito de representações sociais aos estudos de gênero: a quem servem os Estereótipos?; Feminismo Negro, Pós-Colonial e Estudos “Sulbalternos”; Artevismo Político e o Cordel de Salete Maria; Identidade Mestiça (Gloria Anzaldua) na quebra de padrões artístico/acadêmicos e na valorização das pluralidades nordestinas e afro-latino-americanas.
MC6 – Seca do Nordeste e preservação Ambiental: Desilusão e Empreendedorismo Social
Prof.ª/Coordenadora: Denise Ribeiro (Coordenadora do CIAGS | EAUFBA)
2ª Prof.ª: Tânia Moura Benevides (Escola de Administração)
Encontros: 23, 24 e 25 de julho – manhã
Eixo: Luta
Ementa do Curso: Desenvolvimento e território. Empreendedorismo e suas contribuições para o desenvolvimento territorial. Conceitos e breve histórico do empreendedorismo. Características empreendedoras, competências empreendedoras, geração de ideias. Mecanismos e procedimentos para a criação de empresas. Empreendedorismo social. Macro tendência de negócios. Empreendedorismo em Salvador – Limites e Oportunidades.

SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES

Ana Paula Rocha do Bomfim – Doutoranda em Família e Sociedade Contemporânea- UCSAL, mestra em Direito das Relações Internacionais – UNICEUB, especialista em Direito Econômico – UFBA e graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, tem experiência em pesquisa em Folkcomunicação, ex-votos e preservação do patrimônio imaterial, em conformidade com trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade da Universidade Federal do Piauí.
Ivone Freire Costa – Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa – UTL (2003). Mestra em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1990). Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1974), Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, contribuirá com os itens Noções sobre Patrimônio Imaterial e Ex-Votos enquanto Patrimônio Imaterial na cidade de Salvador.
Auristela Felix de Oliveira Teodoro – Teve seu projeto aprovado no Edital Cursos Livres – MAM 2013 o qual foi realizado com sucesso. Graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Ensino de Matemática, Especialização em Gestão Ambiental, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília e Doutoranda em Energia e Ambiente pelo CIEnAm/UFBA. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva da Faculdade de Ciências Contábeis/Universidade Federal da Bahia. Atualmente coordena projetos: Extensão no MEC/Proext Edital 2013; de Extensão e Ensino-Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) na FCC/UFBA; Projetos de Pesquisa: Programa Permanecer/UFB, PIBIC/UFBA e PIBIC Jr/UFBA. Membro do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão -CAPEX/UFBA.
Lielson Antonio de Almeida Coelho – Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFBA. Professor associado no Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.
Carol Barreto – É Designer de Moda e no seu trabalho artístico tem como foco a problematização das identidades Afro-Latino-Americanas, Nordestinas, Brasileiras. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela UEFS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher – NEIM/UFBA na linha de Gênero, Cultura e Arte. Trabalha com temas relacionados às conexões entre corpo, aparência, moda, performance, identidades, sexualidades e raça/etnia.
Laila Rosa – É musicista, compositora, toca violino e rabeca. Elabora seu trabalho criativo numa “narrativa líquida” que fluiu para o CD recém parido “Água viva: um disco líquido”, em parceria com o Coletivo Os Ventos1 das águas. Drª em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009), com bolsa CAPES de doutorado sanduíche de 1 ano realizado na New York University (Nova York, 2007). Profª Adjunta da Escola de Música/Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, atualmente foi eleita vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher – NEIM/UFBA, coordenadora da linha de pesquisa em Gênero, Cultura e Arte.
Maria Cecilia de Paula Silva – Desenvolve trabalhos baseados na compreensão de cultura como o trabalho vivo da experiência histórica, social, corporal. Os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do ensino, níveis de graduação e de pós-graduação, na pesquisa e na extensão pela professora tem uma profunda afinidade com a temática proposta. Esta baseada no pensamento crítico estruturado em conceitos atualizados que favoreçam posturas participativas na compreensão de concepções de corpo, de homem nordestino, nos movimentos, na festa, dança, no caminhar, no movimento das ruas, no cotidiano de Salvador serão dialogados com os escritos de Euclides da Cunha (1995) e os estudos de Walter Benjamin (1991), Maria Cecilia de Paula Silva (2009, 2011), Edward Said (2003), Raymond Williams (2011), entre outros.
Leda Maria Fonseca Bazzo – Possui graduação em Fonoaudiologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva- UFBA (2007). Dançarina e performer se interessa em como a contribuição das Metodologias Integrativas pode nos ajudar em substanciar o conceito de Saúde integral ainda tão longe de ser realizado em nosso país.
Fonte: MAM-BA

Nenhum comentário: