concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 17 de junho de 2014

Grafite é tema de debate em Belém



Mesa debate caracterização do grafite e do "pixo" como arte.
IAP sedia o bate-papo na próxima quarta-feira, 18.

Na próxima quarta-feira (18) a mesa redonda “URBANO – A arte de rua de Belém” vai colocar em debate o grafite e o "pixo", e a sua caracterização como arte. O bate-papo será realizado no teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP), em Belém, a partir das 19h e será mediado pelo professor e pesquisador Luizan Pinheiro, com participação de Rodrigo “Geléia” da ACN crew, George “Negão” da Cosp Tinta crew, Fernando de Pádua, professor e grafiteiro, e Bruno BO, antropólogo e professor.

Além de tratar do reconhecimento do grafite e do pixo como uma manifestação artística, o bate-papo aborda a memória do grafite em Belém, retratando o início do movimento dos pichadores e grafiteiros na cidade, suas principais características como arte e a relação desta manifestação como ferramenta de educação.

George Carvalho, artista do Cosp Tinta crew, acredita que a iniciativa possibilita aos próprios artistas do movimento dos grafiteiros e pichadores o reconhecimento de que o grafite veio para harmonizar as divergências entre os diversos grupos. “É importante enxergar no grafite um movimento que possibilite ver a rua como um espaço de arte a céu aberto”, conclui.

Para o professor Luizan Pinheiro, o cenário do grafite em Belém ainda consegue manter sua força como arte de rua, devido ao surgimento das crews e dos artistas independentes que fazem parte do movimento dos grafiteiros como Cosp Tinta, ACN, K-Xorro, Metal, Marcelo Bocão, Ed e Catatal, estilos, ideologias e ações que podem ser vistos nas paredes de Belém.

Serviço:
Mesa redonda: “URBANO – A arte de rua de Belém”, com participação de Rodrigo “Geléia” (ACN crew), George “Negão” (Cosp Tinta crew), Fernando de Pádua e Bruno BO e mediação de Luizan Pinheiro.
Data: Dia 18 (qurata-feira), às 19h
Local: Teatrinho do Instituto de Artes do Pará – Praça Justo Chermont, 236.

Fonte: G1 PA-15/06/2014

Nenhum comentário: