concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 5 de agosto de 2012

doação de livros para o XICRA


Caros amigos e colegas artistas,

Na nossa região do Cariri, no sul do Ceará, tem se desenvolvido uma forte tradição gráfica.  Aqui surgiram nomes de relevância da xilogravura popular brasileira como o Mestre Noza e Walderedo Gonçalves e espaços que, apesar de todas as dificuldades, funcionam através das décadas como a Gráfica Lira Nordestina e a Academia dos Cordelistas do Crato - que este ano completou 21 anos de existência com mais de 4000 títulos impressos.
Paralelamente com o trabalho de gravura vinculado á tradição do cordel, a gravura na região do Cariri se atualiza e procura se manter em diálogo com o que e desenvolve em outras regiões  do Brasil e fora dele. Desafortunadamente e apesar disto ainda é visível o pouco interesse das novas gerações pela xilogravura na nossa região. 
O coletivo XICRA (Xilógrafos do Crato) é formado por quatro artistas que buscam criar vínculos entre a xilogravura tradicional e a arte urbana, entre artistas atuantes na região com os de outros círculos, fomentando a troca de conhecimentos e de experiências, diminuindo na medida do possível os estereótipos relacionados ao regionalismo.  O foco deste coletivo é realizar uma produção gráfica na que se valorize a tradição, buscando ao mesmo tempo uma aproximação efetiva com as produções, soluções técnicas e formas de veiculação de imagens que se desenvolvem em outras esferas.

Depois de experiências como a do projeto Circulação Gráfica (http://circulagrafica.wordpress.com/), em 2011, que possibilitou um encontro de artistas-gravadores de três cidades do Estado de São Paulo com artistas do Cariri para efetivar a troca de saberes, e da nossa participação em eventos como o Além da Rua (http://www.dragaodomar.org.br/materias.php?pg=alem) em Fortaleza e Recife, surgiram para nós novas questões. Percebemos que é necessário dar um alcance maior localmente ao Saber gráfico e estimular principalmente o público jovem para que se aproxime da gravura.

Por isto último criamos o projeto O FIO DA XILO, realizado graças ao Programa Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE, 8
 Edição. A través dele buscamos estimular jovens na nossa região e para isto, de forma paralela com oficinas, vídeos e outras estratégias, estamos montando uma biblioteca de referência, iniciada com o material cedido pelos artistas durante a Circulação Gráfica.

Através desta carta, além de saudar-lhes, estamos pedindo a vocês que nos ajudem a ampliar o acervo que nos propomos a manter e a compartilhar com outros artistas, principalmente com o público jovem da nossa região.
Livros de arte, catálogos e imagens originais doadas por artistas serão dispostos no atelier do Grupo XICRA e estarão a disposição para consulta no local, mas não para empréstimo externo, garantindo assim que um número maior de pessoas possam ter acesso a eles. 

Quem quiser pode nos entregar o material durante as duas semanas que estaremos em São Paulo, a partir do dia 15 de março – quando estaremos realizando atividades com público jovem dentro do projeto O FIO DA XILO, ou enviar o material pelos correios como impresso (com custo menor nos correios) para o Atelier do Grupo XICRA, a/c Carlos Henrique Soares,
Rua Joaquim Alves Correia, 12, Bairro Independência ,Crato, Ceará, CEP 63100-000. 

O ex-libris para ser colado nos livros que nos enviem está pronto e foi gentilmente confeccionado pela artista argentina Julieta Warman!
                                                                   

Agradecemos desde já pela atenção e colaboração de todos,
GRUPO XICRA
Carlos Henrique Soares
Maércio Lopes
Adriano Brito
Franklin Lacerda

Nenhum comentário: