concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SEU - Semana Experimental Urbana 2012


SEU - Semana Experimental Urbana 2012
Como proposta de encontro, a Semana é uma oportunidade para artistas e criadores transdisciplinares desenvolverem seus projetos em colaboração e no espaço público.
Gostaríamos de escutar sobre processos e ideias que proponham outros meios, formas e práticas de relação do comum. Acolheremos criadores/propostas e colaboradores que desejem se envolver e participar ativamente na construção e realização dos projetos da Semana.
Inscrições até 3 de setembro 2012
7 e 13 de novembro de 2012
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHOS PARA INSCRITOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS:
- Transporte do proponente para Porto Alegre e no caso de grupos, serão custeados no máximo 3 representantes;
- Hospedagem durante a Semana para os residentes fora da região metropolitana de Porto Alegre;
- Publicação com a documentação das experiências realizadas no SEU.
CUSTOS OPERACIONAIS: 
- É de responsabilidade do artista ou de seu representante a execução, documentação e todo material necessário para a realização do projeto selecionado.
Sobre o evento / regulamento
EXPERIÊNCIA
O foco desta edição será o ENCONTRO, envolvendo AÇÕES PROCESSUAIS, que se desenvolvam ao longo da semana, no ESPAÇO PÚBLICO da cidade de Porto Alegre.
TRANSPARÊNCIA
O site do encontro se pretende constituir como uma interface subjetiva durante o processo do SEU, desde a pré-produção a prestação de contas, bem como um espaço de disponibilização contínua de conteúdos envolvendo todas as etapas dos projetos participantes. Disponibilizaremos uma página no site para cada projeto.
Desejamos que os processos realizados na Semana sejam permeáveis, abertos a interação, e que proponham um espaço de compartilhamento, troca e discussão contínuo.
COLABORAÇÃO
Nosso desejo é realizar um encontro em conjunto e promover um espaço dinâmico e co-responsável entre nós. Assim, a proposta se manterá aberta aos que desejem colaborar e agir como parceiros, seja presencialmente, durante a Semana, ou por meio da participação no MAPEAMENTO e no FÓRUM de DISCUSSÃO, espaços de interlocução e compartilhamento de conteúdos disponíveis no site.
Estamos propondo uma realização coletiva da edição SEU 2012 e gostaríamos de convidar a interagir com:
[MAPEAMENTO] projetos comunitários, pontos de cultura, iniciativas independentes, autônomas e organizações locais interessados em integrar o mapeamento, disponibilizando seus conteúdos e projetos no site do encontro (inscrição aqui);
[VÍDEOS] interessados em participar das mostras de vídeo que acontecerão durante o encontro (inscrição aqui);
[DOCUMENTOS] iniciativas, eventos, projetos, grupos, artistas e redes interessados em enviar materiais impressos, links, documentos imagéticos, sonoros e virtuais para distribuição e compartilhamento durante o encontro (contato por email semanaexperimentalurbana@gmail.com);
[COLABORADOR LOCAL] artistas, estudantes e interessados em participar da realização dos projetos selecionados como colaboradores locais (inscrição aqui);
[PROJETOS] artistas, grupos, coletivos, agrupamentos e/ou redes de trabalho interessados em apresentar projetos para a realização durante a Semana Experimental Urbana, de 07 a 13 de novembro de 2012, nos termos que segue (Inscrição aqui):
Convocatória para envio de projetos:
5.1 É imprescindível a presença do proponente durante todo o encontro.
5.2 O período de inscrição é de 15 de junho a 03 de setembro de 2012.
5.3 O interessado em participar deve encaminhar, no ato de envio do projeto, ficha de inscrição, disponível no link: http://semanaexperimentalurbana.com.
5.4 Ao inscrever-se, o artista, grupo ou rede autoriza a organização do encontro a disponibilizar o material enviado no site do SEU, no catálogo e divulgar na midia.
5.5 É de responsabilidade única e exclusiva do artista ou grupo inscrito a veracidade das informações por ele prestadas no ato da inscrição (no que se refere à documentação encaminhada), bem como a observância e regularidade de toda e qualquer questão concernente à Lei de Direitos Autorais (Lei Federal Nº 6.910/98) relacionada com os projetos inscritos e realizados durante o SEU.
5.6 Todos os projetos inscritos estarão disponíveis para consulta no site.
5.7 A seleção será divulgada no site do encontro, dia 17 de setembro de 2012.
5.8 É de responsabilidade do artista ou de seu representante a execução, documentação e todo material necessário para a realização do projeto selecionado.
5.9 Disponibilizaremos aos projetos selecionados:
a) transporte do proponente para Porto Alegre e no caso de grupos, serão custeados no máximo 3 representantes;
b) hospedagem durante a Semana para os residentes fora da região metropolitana de Porto Alegre;
c) publicação com a documentação das experiências realizadas no SEU.
5.10 A alimentação será organizada na forma de uma cozinha coletiva onde seremos co-responsáveis. O artista, grupo ou representante do projeto selecionado arcará com as demais despesas durante sua estadia na cidade.
5.11 A hospedagem e transporte fornecidos pelo SEU será em data, horário e empresa determinados pela organização do encontro
5.12 O apoio é destinado aos projetos selecionados que devem ter suas atividades realizadas no espaço público de Porto Alegre, pelo artista ou por pessoa designada por ele e será disponibilizado após a confirmação da seleção da proposta.
5.13 Serão organizados no QG do projeto (Atelier Livre de Porto Alegre), encontros diários para convívio, trocas, compartilhamento das atividades, sessões de vídeo e conversas.
5.14 A documentação dos processos e ações e a forma como será compartilhada será decidida pelos e entre os participantes.
5.15 Não nos responsabilizamos pela segurança e manutenção de trabalhos ou obras, nem por danos físicos ou morais que possam ocasionar aos participantes e a terceiros.
5.16 É de responsabilidade dos selecionados todo e qualquer material e/ou equipamento utilizado para a realização de seu projeto, bem como a obrigatoriedade da retirada dos mesmos ao final do encontro.
5.17 O acesso às ações contempladas deverá ser obrigatoriamente gratuito.
5.18 Não serão aceitas propostas que causem qualquer tipo de risco ou constrangimento à comunidade, que possam comprometer o patrimônio ou a integridade física das pessoas, ou que impeçam o direito de ir e vir.
5.19 Pretendemos disponibilizar informações que forem solicitadas sobre a cidade e auxiliar no que for necessário para a obtenção de autorizações, em caso de utilização de espaços ou prédios públicos que envolvam documentação prévia.

Fonte: Canal Contemporâneo 

Nenhum comentário: