concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Augôsto Augusta Cultural. 2º semestre . 2012


Augôsto Augusta Cultural é um espaço para pensar, discutir, aprender, entender e viver a arte e suas manifestações. A cada semestre, oferece cursos de quatro meses e módulos breves, sempre ministrados por pensadores com profundo conhecimento do campo da filosofia e das artes.

Os cursos acontecem na Augôsto Augusta (Rua Augusta, 2161, São Paulo - SP, 01413-000) e as inscrições podem ser feitas pelo telefone            (11) 3082 1830       ou pelo fax (11) 3088 1013.

Programação Agosto a Dezembro de 2012 . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . .

DESENHO - UMA INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DO DESENHO NO CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS 
Prof . Evandro Carlos Jardim






ARTES VISUAIS - O REVEZAMENTO 
FIGURATIVO ENTRE OS SÉCULOS X E XIII
Prof. Leon Kossovitch





. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

FILOSOFIA - A CENA PRIMITIVA DO AMOR: ENTRE O CORPO E O ESPÍRITOProfª. Olgária Matos
Objetivos: Trata-se de analisar a história da constituição do sentimento amoroso dominante no Ocidente em sua vertente trágica da separação dos amantes, tal como apresentada em O Banquete de Platão. No limiar do corpo e do espírito acompanharemos na filosofia da Merleau-Ponty a questão da identidade e da alteridade e suas metamorfoses.
Conteúdo:
  • O mito fundador: amor, o visível e o invisível
  • Corpo e Alma
  • Razão e Imaginação
  • Melancolia de Amor
De 06/08/2012 a 19/11/2012
2ªs feiras das 10h30 às 12h30
R$ 340,00 por mês


DESENHO - UMA INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DO DESENHO NO CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS E VISUAISProf . Evandro Carlos Jardim
  1. O pensamento visual.
  2. A linha.
  3. A gráfica e a plástica.
  4. Organização da figura.
  5. Composição: proporção, ritmo e tensões.
  6. Cor: luz e movimento.
  7. As práticas de oficina: os materiais e os procedimentos.
  8. Critérios de apreciação para os trabalhos realizados, considerando a produção de cada participante.
De 06/08/2012 a 19/11/2012
2ªs feiras da 16h30 às 18h30
R$ 340,00 por mês

ÓPERA - AS VOZES DA ÓPERA
Prof. Jorge Coli
Como se distinguem as diferentes vozes da ópera? Quais suas características? De que maneira elas se associam a diferentes formas de sensibilidade musical? Nosso curso pretende apresentar, graças a diversos exemplos, a gama variada dos alcances, timbres, possibilidades expressivas. Abordará ainda algumas denominações frequentes, mas de caracterização nem sempre clara, empregadas para caracterizar certas formas criadas dentro das tradições operísticas, tais como cavatina, cabaletta, aria, arioso, recitativo, etc. Enfim, a análise comparativa das interpretações permitirá um aprendizado fino da escuta.
De 14/08/2012 a 20/11/2012
3ªs feiras das 14h15 às 16h15
R$ 340,00 por mês


ARTES PLÁSTICAS - PROUST E AS ARTES
Prof. Jorge Coli
O curso tratará de estabelecer uma relação entre À la recherche du temps perdu e as artes, considerando os seguintes pontos:
  1. As concepções, ou práticas, mentais (para não empregar o termo "teóricas", já que Proust nunca estabeleceu nenhuma teoria das artes) que sustentam a relação do texto com as artes (sensibilidade, semelhança, memória, écfrase, circunstância e temporalidade).
  2. Exploração do que se pode conceber como ideia de modernidade (tecnologia, art nouveau, impressionismo, simbolismo, moda) no universo proustiano.
  3. O tempo em Proust e o tempo nas artes.
De 14/08/2012 a 20/11/2012
3ªs feiras das 16h30 às 18h30
R$ 340,00 por mês

CINEMA - FEDERICO FELLINI
Prof. Jorge Coli
"Cinema-verdade? Prefiro o cinema-mentira. A mentira é sempre mais interessante do que a verdade." Imenso criador, Fellini marcou definitivamente a cultura do século XX. São poucos os que podem se orgulhar de ter criado um adjetivo universal: felliniano. Nosso curso apresentará, em progressão cronológica, a constituição dessa obra que modificou a escrita e a estética cinematográfica, ao mesmo tempo que propôs uma reflexão fundamental sobre o mundo contemporâneo.
De 14/08/12 a 20/11/2012
3ªs feiras das 19h00 às 22h00
R$ 380,00 por mês


LITERATURA - A ENEIDA DE VIRGÍLIO
Prof. Angélica Chiappetta

O curso propõe a leitura do poema épico Eneida, composto por Virgílio no século I a.C. A narrativa das armas e do varão Eneas que, saído de Troia, vagou e penou pelos mares até chegar ao Lácio para fundar a grandeza que viria a ser Roma, alimentou-se da tradição épica da Ilíada e da Odisseia, herdada dos gregos, e, por sua vez, inseriu-se na tradição ocidental como modelo e fonte de invenção."Flectere se nequeo superos, Acheronta movebo": com as palavras que Virgílio colocou na boca da deusa Juno (algo como "se não posso dobrar os céus, agitarei os infernos") Freud dá início à sua Interpretação dos Sonhos. Para anunciar que o homem já não é senhor em sua própria casa, que há um submundo atuante em sua vida abaixo da frágil camada de razão, o inventor da psicanálise lembra-se da deusa que, ferida na sua potestade pelos deuses olímpicos, busca ajuda com os que moram no mundo subterrâneo. Também Dante toma Virgílio como guia em seu périplo pelo Inferno. "Honrai o altíssimo poeta", diz ele quando o vate assoma na Comédia. Honremos.
De 08/08/2012 a 28/11/2012
4ªs feiras das 10h30 às 12h30
R$ 340,00 por mês

LITERATURA - MACHADO DE ASSISProf. João Adolfo Hansen
Desde Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880-1881), Machado de Assis passou a inventar sua arte como duplicidade enunciativa que determina a leitura dupla: lemos Memórias Póstumas de Brás Cubas como a história da vida vulgar de um tipo ocioso da classe dominante do Império, assim como lemos Dom Casmurro como história de uma suposta traição do amor da juventude; mas também lemos nos dois a história de um romance sobre o romance, como textos críticos em que pseudo-autores discutem com o leitor convenções narrativas, opções estéticas e condicionamentos históricos da matéria social, linguística e literária transformada nos textos. Machado evidencia que a leitura dos textos de ficção literária integra duas funções, representação e avaliação, fazendo dessa integração o eixo equívoco da sua arte. Esquematicamente, a representaçãocorresponde ao mundo fictício da história que o leitor imagina; a avaliação equivale à perspectiva tragicômica sobre a história narrada que o autor comunica ao leitor. O curso propõe a leitura de contos (Pai contra Mãe, Teoria do Medalhão, A Causa Secreta, A Cartomante, Missa do Galo, Lágrimas de Xerxes, Cantiga de Esponsais, O Imortal) e de romances (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro) examinando os processos da representação e avaliação que o autor inventa contra o leitor.
De 02/08/2012 a 29/11/2012
5ªs feiras das 18h00 às 20h00
R$ 340,00 por mês


ARTES VISUAIS - O REVEZAMENTO FIGURATIVO ENTRE OS SÉCULOS X E XIIIProf. Leon Kossovitch
  1. Constantinopla, capital das artes, e suas extensões a oeste no século X pictórico e escultórico.
  2. Os Otões e mais cortes pós-carolíngias.
  3. Percursos constantinopolitanos no Cáucaso cristão e entre o Mediterrâneo e o Sinkiang Islâmicos.
  4. Constantinopla e as figurações ocidentais, superado o Ano Mil.
  5. A volta da estátua no século XII ocidental.
  6. Índices da intrusão da escultura proporcionalizada ainda vigente no século VI greco-romano.
  7. As proporções na pintura dos séculos XIII e XIV ocidentais, relativamente à precedente dos códices e volumes constantinopolitanos.
  8. O abandono, pela Europa ocidental, da via parto-sassânida aberta no oriente e no ocidente do Império romano nascente.
08/08/2012 a 28/11/2012
4ªs feiras das 17h00 às 19h00
R$ 340,00 por mês


HISTÓRIA DA CULTURA - ARTES DIVERSASProf. Marco Antonio Guerra
Encontros com a cultura.
02/08/2012 a 06/12/2012
5ªs feiras das 10h30 às 12h00
R$ 310,00 por mês

MÚSICA - OS OUTROS ROMANTISMOSProf. Irineu Franco Perpetuo
Das óperas italianas de Rossini e Verdi ao piano parisiense de Chopin e Liszt, passando pela escola eslava de Tchaikovski e Dvorák e pela sonoridade nórdica de Grieg, até chegar ao Brasil de Carlos Gomes, o curso aborda a produção romântica fora do âmbito austro-germânico.
Todas as aulas são ricamente ilustradas em DVD, com gravações de renomados intérpretes do passado e do presente.
De 02/08/2012 a 06/12/2012
5ªs feiras das 14h30 as 16h30
R$ 340,00 por mês


LITERATURA - MACHADO DE ASSISProf. João Adolfo Hansen
Desde Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880-1881), Machado de Assis passou a inventar sua arte como duplicidade enunciativa que determina a leitura dupla: lemos Memórias Póstumas de Brás Cubas como a história da vida vulgar de um tipo ocioso da classe dominante do Império, assim como lemos Dom Casmurro como história de uma suposta traição do amor da juventude; mas também lemos nos dois a história de um romance sobre o romance, como textos críticos em que pseudo-autores discutem com o leitor convenções narrativas, opções estéticas e condicionamentos históricos da matéria social, linguística e literária transformada nos textos. Machado evidencia que a leitura dos textos de ficção literária integra duas funções, representação e avaliação, fazendo dessa integração o eixo equívoco da sua arte. Esquematicamente, a representaçãocorresponde ao mundo fictício da história que o leitor imagina; a avaliação equivale à perspectiva tragicômica sobre a história narrada que o autor comunica ao leitor. O curso propõe a leitura de contos (Pai contra Mãe, Teoria do Medalhão, A Causa Secreta, A Cartomante, Missa do Galo, Lágrimas de Xerxes, Cantiga de Esponsais, O Imortal) e de romances (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro) examinando os processos da representação e avaliação que o autor inventa contra o leitor.
De 02/08/2012 a 29/11/2012
5ªs feiras das 18h00 às 20h00
R$ 340,00 por mês



Nenhum comentário: