concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

40 ANOS DE SALÃO DA PRIMAVERA - MAM Resende - RJ


40 ANOS DE SALÃO DA PRIMAVERA - MAM Resende - RJ

Inscrições até 17 de agosto

Realizado anualmente com o objetivo de incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, as inscrições para a 40ª edição do Salão da Primavera poderão ser feitas de 02 de julho a 17 de agosto de 2012. Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, via MAM (Museu de Arte Moderna), o salão é também um dos eventos comemorativos do aniversário da cidade, no mês de setembro.



Podem se inscrever para o Salão da Primavera artistas de Resende e de outros municípios e estados, com até três obras produzidas nos últimos cincos anos, dentro das categorias pintura, desenho, gravura, escultura, instalações e objeto de manifestação livre.  As obras devem medir no máximo um metro na sua dimensão maior e pesar 25 quilos.



Não serão aceitos trabalhos já premiados, projetos, modelos reduzidos, obras incompletas, trabalhos escolares, cópias e aqueles executados com material deteriorável. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. Os artistas deverão se inscrever na sede do MAM, que fica na Rua Doutor Cunha Ferreira 104, próximo ao plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico. O horário de funcionamento do museu é de 9 às 17:30 horas (segunda a sexta-feira). 



Segundo  a diretora do MAM, Vanda Perantoni Schmid "40 anos de Salão da Primavera, são 40 anos de resistência, trabalho e sucesso, estimulando e revelando a criatividade dos artistas.  Uma atividade cultural com esta idade, se consolida no calendário cultural do país."



De acordo com o Regulamento do 40º Salão da Primavera a seleção dos trabalhos acontecerá no dia 25 de agosto, com divulgação marcada para o dia 28 do mesmo mês.  A partir dessa data, os artistas terão o prazo de 20 dias para retirar os trabalhos não selecionados.  A exposição dos trabalhos escolhidos poderá ser visitada de 15 de setembro a 26 de outubro de 2012.



A comissão responsável pela seleção dos trabalhos será composta por três membros de reconhecido saber no campo das artes plásticas, que trabalhará em duas etapas: seleção das obras a serem expostas e atribuição de prêmios. O regulamento prevê a entrega dos Prêmios Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Altamiro Pimenta e Engenheiro Eitel Cesar Fernandes. Cada um destes três artistas premiados receberá o valor de cinco salários mínimos. Haverá ainda a entrega de cinco prêmios honoríficos (referências especiais dos jurados). As obras selecionadas farão parte do acervo do museu.



Depois de aberto oficialmente, o Salão da Primavera poderá ser visitado de segunda a sexta-feira, entre 9 horas e 17h30m. Já a visitação aos sábados, domingos e feriados deverá ser agendada previamente pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou por meio do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com .

Outras informações, Regulamento e ficha de Inscrição: http://www.mamresende.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: