concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Convite inauguração Café Baroni - Edifício Bolsa do Rio - Gian Shimada e outros artistas


 O edifício da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro abriga agora mais um sofisticado Café Baroni. Partindo de uma concepção híbrida e inusitada de um Café-Galeria, o Café Baroni se destaca com um amplo painel de fundo, marca registrada nas decorações do artista plástico Raimundo Rodriguez, em que a cena que pode ser vista é a de uma fotografia de época que retrata elegantes homens de negócio em pleno pregão durante a primeira década do século XX. O efeito obtido entre o painel e o balcão que se projeta à frente é de uma perfeita interação entre os homens de negócio anônimos do passado com o público do presente.
   Através de algumas intervenções pictóricas sobre o corpo do painel fotográfico, forma-se um vórtice temporal em tons marrons e ocre, capaz de ligar aspectos da modernidade e da pós-modernidade.
   Assim, o café, que também funciona como uma vitrine de galeria associa a tradição com um sentido latente de modernidade, um encontro harmonioso entre tempos pretéritos e o presente, condição essencial para a manifestação da arte contemporânea.
   Em suas paredes, estrategicamente vazadas, há um cuidado específico com a iluminação, que ao focar as obras de arte expostas, fazem com que o ambiente ressalte seu caráter duplo. As paredes são divisórias estruturais e suportes de obras de arte, simultaneamente.
   O Café Baroni oferece a seus clientes, não apenas um momento de lazer e divagação, mas, uma possibilidade real de apreciação à arte contemporânea, e às pesquisas estéticas em alto nível que estão sendo realizadas, sobretudo, a partir do cenário artístico carioca.
   Portanto, ao alcance de um café é possível ver uma série inédita de gravuras e desenhos de artistas como: Claudio Cambra, Gian Shimada, Karla Gravina, Kátia Gorini, Léa Soibelman, Lígia Teixeira, Marcio Zardo, Maria Helena Bastos, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares, Sandra Passos e Shirley Nogueira.
   Seguindo a lógica das itinerâncias empregadas por Raimundo Rodriguez, o Café Baroni possui uma fluxo contínuo de curadorias, onde mensalmente será possível ter acesso a todo tipo de obra de arte contemporânea que se configure com a especificidade de moldura e vidro que compõem o local.

Renata Gesomino.
28/08/11.

Nenhum comentário: