concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Biblioteca ibero-americana disponibiliza acesso gratuito a obras publicadas


Biblioteca ibero-americana disponibiliza acesso gratuito a obras publicadas

 

 
Entre as obras gratuitas do Brasil está o poema “Os escravos” (1847-1871), de Castro Alves.
Milhares de documentos  que integram o acervo cultural proveniente da esfera ibero-americana estarão disponíveis gratuitamente na internet. No dia 19 de setembro, a Abinia (Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América) inauguraram a versão beta do portal Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoameicano.
O conteúdo vem das Bibliotecas Nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Panamá e Espanha e está aberto para consulta grátis. No site é possível encontrar livros, pinturas, relatos de viagens e explorações, gravações de som, monografias, jornais e estudos literários.
Esta foi uma forma que a Abinia encontrou de estimular o compartilhamento e digitalização dos acervos históricos, a fim de preservar tais arquivos e fazer com que adotem uma padronização internacional.
A contribuição de cada uma das instituições resultou nesta primeira versão da página. A Biblioteca Nacional da Espanha cedeu 87,5 mil registros, a do Chile 21,5 mil registros, a do Brasil – com sede no Rio de Janeiro – 9,5 mil registros, a da Colômbia com 7,1 mil registros e a do Panamá com 925 registros.
Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário: