concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Atelier Piratininga - São Paulo



O Atelier Piratininga fica na 
r. Fradique Coutinho n. 934, 
em frente a livraria da Vila.
Entre no blog http://atelierpiratininga.blogspot.com/ 
e veja as novidades da programação.

Cursos e oficinas

Programa de residência


O programa possibilita que artistas desenvolvam, com autonomia, projetos temporários, utilizando as facilidades que o atelier dispõe para a prática da gravura em metal, xilogravura, desenho e pintura, valendo-se da interação com outros artistas.

Condições:
O artista poderá participar do programa apresentando um projeto sucinto de trabalho, com duração semestral (renovável), dias e horários em que pretende utilizar o atelier e imagens de obras já realizadas, junto com a ficha de inscrição abaixo. O material poderá ser enviado por e-mail para atelierpira@gmail.com, em cd, dvd ou impresso para o endereço do Atelier. Caso tenha condições de abrigar o projeto, o atelier agendará um encontro com o artista para acertar detalhes. Encorajamos a participação de estudantes e artistas jovens, que desejem complementar sua formação, trabalhando com outros artistas no espaço. Artistas de outras cidades podem participar de uma residência artística concentrada, combinada ou não com curso ou exposição, segundo consulta. O Atelier Piratininga está equipado para oferecer um ambiente de trabalho profissional seguro e saudável, sendo o primeiro a adotar os princípios da gravura-não-tóxica no país. O Programa de Artista Visitante visa estimular o intercâmbio artístico, a realização de projetos conjuntos, a experimentação técnica, de linguagem e o aprendizado. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0..11 2373-0224.

Facilidades encontradas no Piratininga:
- Atelier completo de gravura em encavo e relevo com prensa elétrica Topal de 90 x 60 cm,
- Área externa para reuniões, aulas e trabalho.
- Microcomputador com monitor de 17 polegadas, acesso à Internet banda larga, scanner, impressora, telefone.
- Espaço de exposição.
- Painel de ferramentas de marcenaria.
- Local para guardar material individual.


Outras facilidades encontradas nos arredores:
Estacionamento próximo ao local (no mesmo quarteirão), diversos restaurantes, livrarias, hotéis e albergues, galerias de arte, papelarias e lojas de material artístico, moldurarias, supermercados, bancos, estação de metrô (Vila Madalena), trem (Cidade Universitária e Pinheiros) e diversas linhas de ônibus.

Esclarecimentos:
Estão incluídos nos custos do programa, além dos espaços e equipamentos acima, mordentes e alguns outros químicos de gravura, ferramentas de uso comum; ligações telefônicas locais, uso da Internet.
Os demais materiais e ferramentas de uso pessoal deverão ser trazidos pelo artista. Impressões jato de tinta serão cobradas.
O uso dos equipamentos é responsabilidade de cada artista. Cabe a cada um zelar pela conservação dos mesmos e seguir as regras e orientações estabelecidas pelo Atelier Piratininga para a utilização de equipamentos, materiais e do espaço. Caso algum equipamento seja danificado por uso não apropriado, o artista deverá arcar com os custos de reparo ou substituição do mesmo.
O Atelier Piratininga parte do princípio de que o artista visitante tem conhecimento das técnicas e materiais utilizados, quando estiver trabalhando sem a orientação direta de um dos artistas integrantes. O Atelier se exime, portanto, de qualquer responsabilidade por acidentes ocasionados pela ação de seus artistas visitantes.
As taxas cobradas auxiliam na manutenção do ateliê coletivo. O pagamento deverá ser feito até o dia 04 de cada mês, em dinheiro ou cheque.
Itens não presentes neste programa deverão ser decididos com o Atelier Piratininga.

Nenhum comentário: