concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PALESTRA DO AUTOR E LANÇAMENTO DO LIVRO “ARTE DO LENHO – XILOGRAVURAS”, DE ANTONIO F. COSTELLA

Imagem inline 1
23cmx23cm 120 páginas R$45,00

Na Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão, dia 14 de outubro de 2017, às 16 horas, Antonio F. Costella falará a respeito dos trinta anos desse Museu e, na sequência, autografará seu novo livro “ARTE DO LENHO – XILOGRAVURAS”, que está sendo lançado. No livro, Costella reproduz xilogravuras de sua autoria e explica como as criou, juntando lembranças dos esforços em busca da melhor madeira e dos segredos do fazer artístico. Com linguagem despretensiosa, a narração dá ao leitor a sensação de estar vivendo um descontraído bate-papo no atelier do artista. 


Nascido (1943) em São Paulo e formado em Direito pela USP, Costella lecionou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em outras instituições de ensino, inclusive na Europa (Escola Superior de Jornalismo, na cidade do Porto, Portugal).  Afastou-se, porém, dessas atividades para devotar-se exclusivamente a duas grandes paixões: os livros e as xilogravuras.
Costella tem 35 livros publicados, distribuídos em três áreas:  Obras técnicassobre História e Direito da Comunicação, bem como História e Técnicas das Artes Plásticas; Literatura geral, área na qual suas obras de maior divulgação foram os livros de viagem da série “Patas na Europa”, que têm como narrador o seu cão e mesclam fatos reais com história universal e alguma ficção; e Literatura infanto-juvenil, com destaque para o pequeno livro “Ter cão é coisa séria”, que ultrapassou a marca dos 100.000 exemplares. 

O Museu Casa da Xilogravura, local do evento, foi fundado em 1987 pelo próprio Costella, e é até hoje dirigido por ele, juntamente com Leda, sua mulher. Reúne milhares de obras de mais de 1.000 artistas e permite ao público ver, em trinta salas, toda a história da xilografia, além informar-se a respeito também de outras técnicas de impressão gráfica. No jardim, um pequeno marco de concreto indica o local onde estão enterrados os despojos de Chiquinho, o cão “narrador”, cujos livros ajudaram a tornar lucrativa a Editora Mantiqueira, hoje mantenedora do Museu. No mesmo gramado, um cinerário espera pelas cinzas de Costella e de Leda. 

A Universidade de São Paulo é a herdeira “post mortem” do acervo e dos prédios da Casa da Xilogravura, com a condição de manter ali, para sempre, um museu de xilogravura aberto ao público.

_____________________________________________________________________
MUSEU CASA DA XILOGRAVURA
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Horário de funcionamento: das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(só fecha nas terças e quartas-feiras) 
Mais informações:  (12) 3662-1832                       

Nenhum comentário: