concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 20 de maio de 2017

exposição UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo - SP


PREMIADO FOTÓGRAFO LALO DE ALMEIDA PARTICIPA DE MEGAEXPOISÇÃO NA AVENIDA PAULISTA

Profissional está com duas fotografias na mostra fotográfica UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo, em parceria da entidade sindical com a ONU e OIT

Lalo de Almeida é um dos mais brilhantes fotógrafos brasileiros da atualidade. Seus cliques já foram destaques no Brasil e no mundo e já ganharam vários prêmios, como o XII Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional das Artes para realizar um projeto sobre os impactos sociais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. Seu mais recente reconhecimento foi o segundo lugar na categoria Questões Contemporâneas – Histórias no World Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais celebrados do mundo. Agora, duas fotografias de Lalo de Almeida podem ser vistas pelo público na Avenida Paulista na exposição UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo. A mostra fotográfica é uma parceria da entidade sindical com a Organização da Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Das 34 imagens que fazem parte da exposição, duas são de Lalo de Almeida: a de uma árvore solitária em meio a uma queimada e de uma criança indígena em situação de pobreza. “A foto da árvore queimada foi feita na Floresta Nacional do Jamanxim, na região de Novo Progresso, próximo à BR-163, no Pará, uma das regiões com maior índice de desmatamento do país. E agora o governo Temer quer diminuir as áreas de preservação nessa região por pressão dos ruralistas. A outra foi feita em uma reserva indígena Guarani Kaiowá, em Dourados (MS), e mostra a situação miserável a que esses indígenas foram submetidos devido à falta de território para o modo de vida tradicional. Alcoolismo e subnutrição infantil são alguns dos problemas enfrentados pelos indígenas nessa comunidade”, explica. Essas fotografias foram escolhidas para retratar dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças do clima.

Mostrando o primeiro objetivo da ONU – erradicação da pobreza – e o 15º, Vida Terrestre, para o fotógrafo, as imagens retratam uma realidade que é pouco vista pela população e despertam para vários problemas que, muitas vezes, passam despercebidos. “Acredito que o tipo de fotografia que eu faço não foi feito para ser mostrado em uma galeria, um espaço fechado entre quatro paredes, com um público restrito e elitizado. É um imenso prazer expor o trabalho em um lugar democrático, onde qualquer pessoa tem acesso. Acho sensacional qualquer atividade a céu aberto e democrática, que aproxime as pessoas de outras realidades e as faça pensar”, revela o fotógrafo que já passou por grandes publicações como Veja, jornal O Estado de São Paulo e atualmente colabora com a Folha de São Paulo e fotografa para o The New York Times.

Exposição
Como parte das comemorações de 1º de maio, a UGT realiza a megaexposição fotográfica UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo, que está em cartaz na Avenida Paulista, cartão postal de São Paulo. A mostra conta com 34 mega painéis de 4m x 3m, que retratam os 17 objetivos que podem mudar a cara do Brasil. As fotografias, de renomados profissionais, mostram o país de norte a sul, sob vários aspectos, desde a crise dos últimos 10 anos até o que se espera até 2030. Os Objetivos que são retratados são Erradicação da pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água potável e Saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Vida na Água; Ação contra a mudança global do clima; Consumo e Produção Sustentáveis;  Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação. A produção da exposição é da Maná Produções e Eventos e a pesquisa fotográfica e seleção da DOC Galeria.

Nenhum comentário: