concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Oficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação do primeiro trimestre de 2014


No dia 7 de janeiro de 2014 as Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abriram as inscrições para programação do primeiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 275 atividades de formação e difusão e 8.736 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Depois de quase três décadas de implantação, o programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo passou por uma revisão e atualização em sua estrutura para que se torne, cada vez mais, um projeto instigante, provocador, criativo, inovador e plural. Após participar do Edital de Convocação e ser selecionada pela Secretaria da Cultura, a POIESIS assinou novo contrato de gestão para gerenciar o programa por mais quatro anos e meio.

A nova proposta técnica define essas mudanças. Além de preservar e aperfeiçoar o que é a principal característica das Oficinas, qual seja, a sua vasta gama de programação nas mais diversas linguagens para os mais variados públicos, passa também a oferecer outras possibilidades em outros programas específicos, listados a seguir, que têm por objetivo ampliar seu público, agregar diferentes conteúdos e extrovertê-los em novos meios.

A nova estrutura das Oficinas terá os seguintes Programas: Programas das Ações de Formação; Programas das Ações de Articulação; Programas das Ações Virtuais; Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança.

Destaques da programação do primeiro trimestre de 2014Na Capital, a Oficina Cultural Oswald de Andrade vai comemorar o aniversário de São Paulo no dia 24 de janeiro com uma série de atividades: a exposição fotográfica de Lenise Pinheiro; o espetáculo de rua Chegança do Almirante Negro na Pequena África, com a Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades; o espetáculo Operilda na Orquestra Amazônica, com Andréa Bassit, sob direção de Regina Galdino; e a exibição do filme São Paulo, a Symphonia da Metrópole, de 1929, de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny, filme mudo que terá música ao vivo com os artistas Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski.

O destaque da Oficina Cultural Mazzaropi é a oficina de Jogos Lúdicos e Teatrais, que será ministrada por Ney Piacentini às terças-feiras, de 21 de janeiro a 25 de março. E o da Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, um ciclo de debates sobre Patrimônio Cultural nos dias 18 e 19 de março, que terá coordenação de André Rocha e Paula Dias e com os palestrantes convidados: Milton Jung, Miguel Romano e Fátima Martim Rodrigues Ferreira Antunes, entre outros.

No Interior, a Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, promove o Projeto Regional integrado, que em fevereiro levará para nove cidades da região, além de Iguape, o Xilomóvel – Ateliê Itinerante: Oficinas de Xilogravura em Espaços Alternativos. O projeto, coordenado por Luciana Bertarelli, Márcio Elias e Simone Peixoto já percorreu mais de 12 mil km, passando por todo o interior paulista e realizando oficinas de xilogravura com aproximadamente 13 mil pessoas.

Entre os destaques da programação da Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, estão o fotógrafo Bob Wolfenson, que falará sobre seu trabalho no dia 13 de março; o ator Julio Maciel, integrante do Grupo Galpão que ministrará a oficina de teatro O Jogo de Arena Total de 22 a 25 de janeiro; e o artista plástico Paulo von Poser, que ministrará a oficina de desenho Observação e Cotidiano, aos sábados, de 8 a 22 de março.

Sobre as Oficinas CulturaisDas 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site 
www.oficinasculturais.org.br.
Fonte: Assessoria de imprensa – SEC - Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: