concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de julho de 2012

4º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas


4º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas

 

 

Ante as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove entre os dias 13 a 15 de agosto o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas: revestimentos internos das casas do século XIX.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do endereço museu@rb.gov.br. O investimento para profissionais e público em geral é de R$ 50. Para estudantes o valor é R$ 30.
A diretora do Centro Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa, Ana Pessoa, ressaltou a importância do evento. “O encontro consolida o relacionamento entre profissionais brasileiros e portugueses voltados para o estudo e pesquisa do museu-casa como unidade tipologica peculiar”, disse.
Com o debate sobre revestimentos internos, o evento conclui uma série de econtros bienais voltado para o estudo de diversos aspectos dos museus-casas; da gestão a seus jardins, tendo como referência os contextos culturais do Brasil e de Portugal.
Durante os três dias de encontro profissionais, pesquisadores e historiadores participarão de palestras, debates e mesas-redondas, com o objetivo de debater os revestimentos arquitetônicos dos interiores, com destaque para o azulejo, o estuque e a pintura mural.
As relações entre a tradição portuguesa, com traços ocidentais e orientais, e sua aplicação no Brasil também serão retradados durante o encontro.
Texto: Marcos Agostinho (Ascom/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Nenhum comentário: