concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CCJ promove oficina de criação visual em animação


CCJ promove oficina de criação visual em animação

Os participantes desenvolvem a criação visual dos dois roteiros vencedores dos editais “Pauliceia” a partir do dia 14 de julho
Há três anos, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) lança os editais para roteiros de animação “Pauliceia”, com temas relacionados à cidade de São Paulo. Para “dar vida” aos dois trabalhos vencedores da edição 2012, o CCJ realiza, a partir do dia 14 de julho, sempre aos sábados, a oficina “Storyboard e Design para Desenho Animado - Bicicletas & Cena de Amor”, na qual os alunos desenvolverão a criação visual dos curtas-metragens.

Céu D’Ellia, profissional que já trabalhou no estúdio Dreamworks Animation, de Steven Spielberg, e coordenador do Nupa (Núcleo Paulistano de Animação do CCJ), é um dos professores do curso. Sobre os editais, ele comenta que são uma oportunidade para o profissional de animação, estudante ou amador, de expressar-se e festejar a metrópole paulistana. Os roteiros premiados tornam-se, em seguida, objeto das oficinas de pré-produção no estúdio do Nupa.  

Para participar do curso, é importante que o candidato saiba desenhar bem e que tenha, no mínimo, 16 anos. Nos três primeiros dias, D’Ellia apresenta o conteúdo técnico e promove uma troca de ideias entre os participantes sobre os roteiros vencedores. Com as funções para a criação das cenas e personagens distribuídas, outros dois professores, Klayton Luz e Julia Bax, auxiliam os alunos para, na terceira aula, recolher o material produzido por eles. 

No quarto e último encontro, é apresentado o projeto final pronto. “Essa aula é aberta e o público, em geral, pode participar, limitado à capacidade da sala. O professor convidado explica as decisões que tomou e responde perguntas”, explica D’Ellia. 

Segundo ele, a ideia dos editais e das oficinas surgiu como uma forma de integrar diversos objetivos. “Entre eles, criar um acervo municipal de filmes de animação de alta qualidade que celebrem a cidade, promover a formação profissional de jovens e criar intercâmbio entre artistas profissionais e estudantes.”

| +16 anos. 10 vagas para participantes e 3 para ouvintes. Inscrições até dia 12/7 na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com . Critério de seleção: análise de portfólio. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Núcleo de Animação. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte | tel. 3984-2466. Dias 14, 21 e 28/7 e 11/8. Sáb., das 14h30 às 18h30. Grátis

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São Paulo 

Nenhum comentário: