I
Simpósio de História e Arte na na UFPR, Curitiba
Sob o tema geral “História
e arte: encontros disciplinares”, o I Simpósio de História e Arte abordará os
diversos modos de entrecruzamento entre a História, a História da Arte e a
Arte. Em sua primeira edição, a programação do Simpósio contará com os
seguintes palestrantes, todos especialistas na relação entre Arte, História e
Visualidade.
Palestrantes: Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire (USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ), profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof. Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).
Organização: Artur Freitas, Paulo Reis, Rosane Kaminski
Palestrantes: Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire (USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ), profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof. Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).
Organização: Artur Freitas, Paulo Reis, Rosane Kaminski
29 a 31 de agosto de 2012
Vagas: 80
Universidade Federal do
Paraná
Campus Reitoria, Ed. D. Pedro I, 1º andar, salas Homero de Barros e Anfiteatro 100
simposio.historiaearte@gmail.com
http://gruponavis.vilabol.uol.com.br/simposio.html
Rua General Carneiro 460, Centro, Curitiba - PR.
Realização: Núcleo de Artes Visuais (NAVIS/CNPq) e Linha de Pesquisa Intersubjetividade e pluralidade, do Programa de Pós-Graduação em História – PGHIS/UFPR
Campus Reitoria, Ed. D. Pedro I, 1º andar, salas Homero de Barros e Anfiteatro 100
simposio.historiaearte@gmail.com
http://gruponavis.vilabol.uol.com.br/simposio.html
Rua General Carneiro 460, Centro, Curitiba - PR.
Realização: Núcleo de Artes Visuais (NAVIS/CNPq) e Linha de Pesquisa Intersubjetividade e pluralidade, do Programa de Pós-Graduação em História – PGHIS/UFPR
Programação
29 de agosto /2012
Abertura Oficial do Evento
e Conferência inaugural – 19h
Palestrante: Profa. Dra.
Annateresa Fabris (USP)
“Entre o sensacionalismo e
o glamour: o jovem Warhol e a fotografia”
Moderação: Prof. Dr. Artur
Freitas (UNESPAR)
sala: Homero de Barros
30 de agosto/2012
Mesa 1: “Modernidade e
modernismo” – 14h
Palestrante: Prof. Dr.
Francisco Alambert (USP)
Palestrante: Prof. Dr.
Tadeu Chiarelli (USP)
Moderação: Prof. Dr.
Geraldo Leão (UFPR)
sala: Anfiteatro 100
Mesa 2: “História, arte e contemporaneidade” – 19h
Palestrante: Profa. Dra.
Cristina Freire (USP)
Palestrante: Profa. Dra.
Glória Ferreira (UFRJ)
Moderação: Prof. Dr. Paulo
Reis (UFPR)
sala: Homero de Barros
31 de agosto/2012
Mesa 3: “História e cultura
visual” – 14h
Palestrante: Profa. Dra.
Marize Malta (UFRJ)
Palestrante: Prof. Dr.
Paulo Knauss (UFF)
Moderação: Profa. Dra.
Stephanie Batista (UFPR)
sala: Anfiteatro 100
Conferência de Encerramento – 19h
Palestrante: Profa. Dra.
Lilia Moritz Schwarcz (PUC-SP)
"Nicolas-Antoine
Taunay: a tradução dos trópicos como uma estranha arcádia"
Moderação: Profa. Dra.
Rosane Kaminski (UFPR)
sala: Homero de Barros
Sobre o evento
Criado em 2012 pelos
professores Artur Freitas, Paulo Reis e Rosane Kaminski, o Simpósio de História
e Arte é uma iniciativa do grupo de pesquisa Núcleo de Artes Visuais
(NAVIS/CNPq). Previsto para ocorrer a cada dois anos, o evento dedica-se ao
estudo das relações entre conhecimento histórico e artístico, com ênfase no
intercâmbio intelectual entre pesquisadores de diversas instituições
brasileiras.
Sob o tema geral “História
e arte: encontros disciplinares”, o I Simpósio de História e Arte, em parceria
com Linha de Pesquisa "Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e
sentimentos na história" do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR,
abordará os diversos modos de entrecruzamento entre a História, a História da
Arte e a Arte. Em sua primeira edição, a programação do Simpósio prevê a
realização de duas conferências (abertura e encerramento do evento) e três
mesas temáticas, sob os seguintes títulos: (1) Modernidade e modernismo; (2)
História, arte e contemporaneidade; e (3) História e cultura visual. Cada mesa
temática será composta por dois convidados e um moderador.
O evento contará com os
seguintes palestrantes, todos especialistas na relação entre Arte, História e
Visualidade: profa. Dra. Annateresa Fabris (USP), profa. Dra. Cristina Freire
(USP), prof. Dr. Francisco Alambert (USP), profa. Dra. Glória Ferreira (UFRJ),
profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP), profa. Dra. Marize Malta (UFRJ), prof.
Dr. Paulo Knauss (UFF) e prof. Dr. Tadeu Chiarelli (USP).
Sobre os palestrantes
Profa. Dra. Annateresa
Fabris (USP)
Professora titular do
Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo. Possui graduação em História pela Universidade de
São Paulo (1969), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1977) e
doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1984). Tem experiência na
área de Artes, com ênfase em Artes Teoria e História da Arte Contemporânea,
atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, surrealismo, pintura,
Portinari e modernidade. Autora, entre outros, de Imagem e conhecimento (São
Paulo, Edusp, 2006), Identidades virtuais (Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2004) e
Futurismo e cubismo no Brasil (São Paulo: FMAL, 199).
Profa. Dra. Cristina Freire
(USP)
Possui graduação em
Psicologia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Psicologia Social
pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Museums and galleries
management - The City University (1996) e doutorado em Psicologia Social pela
Universidade de São Paulo (1995). É livre-docente pelo Instituto de Psicologia
da USP (2003) e Professora Associada do Museu de Arte Contemporânea da
Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em
Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea,
teoria e crítica de arte, museu de arte, arte e cidade e exposições de arte.
Coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte
Contemporânea da Universidade de São Paulo, no período de janeiro a dezembro de
2005 e a de março de 2006 a agosto de 2010. Desde agosto de 2010 é
Vice-Diretora do MAC-USP. Autora, entre outros, de Conceitualismos do sul/sur
(São Paulo, Annablume, 2009), Arte conceitual (Rio de Janeiro, Zahar, 2006) e
Poéticas do processo (São Paulo, Iluminuras, 1999).
Prof. Dr. Francisco
Alambert (USP)
Possui graduação em
História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em
História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História
Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é membro do Conselho
de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e
professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História,
com ênfase em História Social da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos
seguintes temas: história da cultura, história da arte, intelectuais,
modernismo e critica de arte. Pesquisador-bolsista em Produtividade do CNPQ.
Autor, entre outros, de D. Pedro I: imperador cordial (São Paulo, Imprensa
Oficial, 2006), Bienais de São Paulo (São Paulo, Boitempo, 2004) e A semana de
22 (São Paulo, Scipione, 1992).
Profa. Dra. Glória Ferreira
(UFRJ)
Possui graduação em
Institut D'etudes Du Développement Economique Et S - Université Paris 1
(Panthéon-Sorbonne) (1976), mestrado em Institut d'Art et d'Archéologie -
Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1990) e doutorado em Institut d'Art et
d'Archéologie - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1996). Atualmente é
consultora da Jorge Zahar Editor e professora titular da Universidade Federal
do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da
Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, fotografia e vídeo.
Autora, entre outros, de Arte contemporâneo brasileño (Santiago, Artedardo,
2009), Escritos de artista – anos 60/70 (Rio de Janeiro, Zahar, 2006) e Crítica
de arte no Brasil (Rio de Janeiro, Funarte, 2006).
Profa. Dra. Lília Moritz
Schwarcz (USP)
Possui graduação em
História pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Antropologia Social
pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em Antropologia Social
pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Antropologia Social
pela USP (1998). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo
(2005), editora da Companhia das Letras (onde coordena coleções de não ficção),
membro do advisory group - Harvard University, membro do Conselho Científico do
Instituto de Estudos Avançados da UFMG, sócia do IHGB, membro da conselho da
Revista da USP, da Revista Etnográfica (Lisboa) e da revista Penélope (Lisboa),
coordenadora do GT/ Anpocs de Pensamento Social, de 2007 a 2009. Foi professora
visitante e pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia
(Tinker Professor) e Princeton, onde é Global Professor até o ano de 2014.
Atuou como curadora de uma série de exposições que aliam história, artes e
antropologia. Recebeu Bolsa Guggenheim (2006/ 7); medalha Júlio Ribeiro (por
destaque cultural e etnográfico) outorgada pela Academia Brasileira de Letras
em 2008; a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010, foi membro
do Advisory group - Harvard University (até 2012), e teve sua palestra
selecionada como "John H Parry Lecture at Harvard of 2010". Tem
experiência na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das
Populações Afro-Brasileiras, Marcadores da Diferença e História do Império
brasileiro, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: Brasil monárquico,
escravidão, construções simbólicas, história da antropologia, etnicidade, construções
imagéticas e identidade social. É pesquisadora 1A do CNPq desde 2010. Autora,
entre outros, de As barbas do imperador (10. ed, São Paulo, Cia das Letras,
2009), O sol do Brasil – Nicolas Taunay (São Paulo, Cia das Letras, 2008) e
Oito vezes fotografia (São Paulo, Cia das Letras, 2008).
Profa. Dra. Marize Malta
(UFRJ)
Possui graduação em
Arqiutetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1985) , especialização
em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (1992) , mestrado em Artes Visuais pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História pela Universidade
Federal Fluminense (2009) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade
Federal do Rio de Janeiro e Membro de corpo editorial da Arte & Ensaio
(UFRJ). Tem experiência na área de Artes , com ênfase em história da arte,
atuando principalmente nos seguintes temas: Decoração no século XIX, ambientes
domésticos, cultura visual, Rio de Janeiro. Autora, entre outros, de Novas
perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos - 195 anos de
Escola de Belas Artes (Rio de Janeiro, EBA-UFRJ, 2012), O olhar decorativo:
ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro,
Mauad X / Faperj, 2011) e O ensino artístico, a história da arte e o museu D.
João VI (Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes - UFRJ, 2010).
Prof. Dr. Paulo Knauss (UFF)
Possui graduação em
História pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em História pela
Universidade Federal Fluminense (1998), tendo realizado pós-doutorado na
Universidade de Estrasburgo, França (2006). Desenvolve pesquisas na área de
História sobre as relações entre Memória e Patrimônio Cultural, explorando os
campos da história da arte, história da imagem, história da cartografia,
história oral, história urbana e historiografia. É professor do departamento de
História e do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal
Fluminense e exerce a função de Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do
Rio de Janeiro. Autor, entre outros, de Revistas ilustradas (Rio de Janeiro,
Mauad, 2011), Sorriso da cidade: imagens urbanas de Niterói (Niterói Livros,
2003) e Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro (RJ, 7 Letras, 1999).
Prof. Dr. Tadeu Chiarelli
(USP).
Possui graduação em
Educação Artística (1979), Mestrado (1989) e Doutorado (1996) em Artes pela
Universidade de São Paulo. Prestou concurso para Livre-Docência, em 2005, e
para Professor Titular, em 2010, também pela USP. Professor junto ao
Departamento de Artes Plásticas, leciona na Graduação e Pós-Graduação.
Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais. Área de
Concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte; Linha de Pesquisa:
História, Crítica e Teoria da Arte. Atuação: História da Arte, Teoria da Arte,
Crítica da Arte, Arte e Fotografia, Arte Brasileira Contemporânea. Entre 1996 e
2000 foi Curador-Chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre agosto de
2007 e maio de 2010 foi Chefe do Departamento de Artes Plásticas. Coordena o
Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e
Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de
2010 foi nomeado Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Possui bolsa
produtividade CNPq (Nível 2), desde 2009. Autor, entre outros, de Pintura não é
só beleza: crítica de arte de Mário de Andrade (Florianópolis, Letras
Contemporâneas, 2007), Nelson Leirner (São Paulo, Takano, 2002) e Um jeca nos
vernissages (São Paulo, Edusp, 1995).
Fonte:
Canal Contemporâneo
Nenhum comentário:
Postar um comentário