concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Fundação das Artes oferece 300 vagas gratuitas em cursos de formação na área cultural

Voltados para especialidades técnicas da área cultural, os cursos têm como foco colaborar com a profissionalização de futuros artistas e sua inserção no mercado de trabalho, ampliando possibilidades de atuação dentro do setor em múltiplas funções.

Até o dia 15 de agosto, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para cursos gratuitos em oito modalidades: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural.
Serão disponibilizadas trezentas vagas gratuitas, para pessoas a partir de dezesseis anos, através do Programa Novos Caminhos/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), uma parceria firmada pela Instituição com o Governo Federal em 2017.
Com carga horária entre 160 e 200 horas, os cursos são de curta duração e serão realizados de forma remota, em uma dinâmica de condução de processos criativos a distância, enquanto as atividades presenciais não estão autorizadas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana no período noturno e/ou nas manhãs e tardes dos sábados, totalizando carga horária semanal de seis horas.
Capacitando artistas para o mercado de trabalho em áreas como artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, com estes cursos, a Instituição aposta no desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos alunos atuar em projetos de natureza artística, cultural e/ou sociocultural em diferentes ambientes, linguagens e técnicas.
Nas modalidades Agente Cultural de Eventos e Produção Cultural, serão desenvolvidas competências que envolvem desde a organização, elaboração e planejamento de um evento de qualquer linguagem artística, passando por seu desenvolvimento até a execução final. 
No curso de Dramaturgiao foco é a prática de escrita textual para o teatro, audiovisual e outras linguagens cênicas, possibilitando ao aluno a criação de roteiros de filme e séries, peças teatrais, entre outros.   
Em Cenografia/Cenotécnica, a abordagem é a criação ou acompanhamento do processo criativo de cenários para espetáculos, eventos, vitrines ou produções audiovisuais.
A criação e confecção de figurinos para personagens das artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, de adereços e objetos para instituições culturais, e outras possibilidades de narrativas visuais aplicadas às diversas possibilidades do mercado, são temas abordados no curso de Figurino.
No curso Práticas de Dança são abordadas a composição coreográfica e a assistência em processos criativos e técnicos em dança, possibilitando a reflexão do corpo como instrumento de expressão própria e artística.
O curso de Maquiagem, além de cênico possui um cunho também social. A maquiagem é compreendida não apenas como recurso estético, mas também da correção e da qualidade de vida, possibilitando uma atuação em conexão com a área da saúde.
E para quem deseja atuar com jogos, entretenimento e lazer, o curso de Recreação Cultural utiliza recursos da dança, teatro, música, circo e elementos da cultura popular. O aluno é capacitado para atuar em escolas, instituições educacionais e artísticas, e em atividades festivas e comemorativas.
Os cursos FIC (Formação inicial e continuada) são ações do Pronatec – Programa do Governo Federal – que visa a oferta de cursos de curta duração para expandir, interiorizar, diversificar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O público prioritário do programa são estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mas qualquer pessoa interessada, com mais de dezesseis anos, pode se inscrever para o processo seletivo. 

Inscrições para os cursos FIC - Formação Inicial e Continuada - Fundação das Artes:
- Quando: de 04 a 15 de agosto de 2020
- Cursos: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural
- Idade mínima: 16 anos
* Não é necessário ser morador de São Caetano do Sul para participar.
- Inscrições: gratuitas, realizadas através do site: www.fascs.com.br

Nenhum comentário: