concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 14 de abril de 2020

Série ‘Matizes do Brasil’ homenageia a arte moderna e contemporânea do país


o circo - Djanira
Série ‘Matizes do Brasil’ homenageia a arte moderna e contemporânea do país

Dirigida por Bianca Lenti, “Matizes do Brasil” mergulha no que está por trás de algumas das mais importantes pinturas feitas por grandes artistas brasileiros que marcaram o modernismo e a arte contemporânea nacional. Em cada um dos 14 episódios, a série – inédita e exclusiva do Curta! – narra a vida e a obra de um desses artistas. Ainda em abril, serão exibidos os episódios sobre Ana Maria Maiolino, Ernesto Neto e Djanira, nos dias 14, 21 e 28 respectivamente.
Ana Maria Maiolino nasceu na Itália e se mudou para o Rio de Janeiro ainda jovem. Na capital fluminense, desenvolveu suas habilidades, estudou e conheceu outros grandes nomes das artes brasileiras, como Helio Oiticica e Lygia Clark. Com o passar dos anos, se firma como artista e, hoje, assina obras que compõem coleções particulares e de museus como Reina Sofia, em Madrid; MoMA, em Nova York e Galleria Nazionale, em Roma. Em “Matizes do Brasil”, ela mostra sua maneira única de explorar as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar.
Já Ernesto Neto, cuja produção se desloca entre esculturas e instalações, revela pessoalmente aos espectadores as questões que perpassam as diferentes fases de sua trajetória. O artista, um dos grandes nomes da arte contemporânea no Brasil e no restante do mundo, é conhecido por aguçar os sentidos de quem está diante de suas obras, extrapolando os limites do meramente visual. Para isso, se aproveita dos mais diversos materiais, sobretudo de tecidos.
No último episódio de abril – a série continua nos próximos meses -, a obra de Djanira, falecida em 1979, é analisada. Ela, que foi um dos grandes nomes da segunda fase do modernismo brasileiro, é considerada até hoje como uma das maiores cronistas visuais do país. A artista trabalhava com telas, xilografia, azulejaria e tapeçaria, e teve influências de grandes nomes das artes do século XX – tendo conhecido pessoalmente alguns deles, como Marc Chagall e Joan Miró.
Dividida em 14 episódios, a série inédita e exclusiva do Canal Curta! vai mostrar trabalhos emblemáticos de nomes como Tarsila do Amaral, Anna Maria Maiolino, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Djanira, Helio Oiticica, Lygia Pape e Tunga. Especialistas, como curadores e críticos de arte, fazem comentários sobre as obras. “Matizes do Brasil” é uma série da Giros Filmes, viabilizada pelo Curta! Através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os episódios são exibidos às terças-feiras, na Terça das Artes, às 23h30.


Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: