concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 11 de março de 2014

Cores e Formas - Carlos Palladini - Franca - SP

CARLOS PALLADINI, NOVA MOSTRA NO LABORATÓRIO DAS ARTES   
Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 15 de março (sábado), a partir das 20 horas, a mostra de pinturas“Cores e Formas”, do artista plástico e arquiteto Carlos Palladini que reúne seus trabalhos recentes em pintura.
 
Carlos Palladini nasceu em Mococa (SP) em 1952, onde iniciou seus estudos em desenho. Em 1971, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Escola de Belas Artes (UFRJ) e, em seguida, fez o curso de arquitetura. Em 1981, retornou a sua cidade natal para trabalhar como arquiteto e continuou dedicando-se à pintura, realizando exposições individuais e participando de mostras coletivas. Após cursar mestrado na FAUUSP, mudou-se para Ribeirão Preto, onde vive atualmente. Sua última exposição individual de pinturas foi no ano passado na Galeria Tóia Fonseca em Ribeirão Preto.
 
Palladini é um arquiteto com ampla experiência em projeto e ensino, plasmada em obras refinadas que se espalham principalmente por Ribeirão Preto e região, mas sua ligação com o desenho é anterior, vem da infância pelas ruas da interiorana Mococa e passa pelo curso de artes no Rio de Janeiro, antes mesmo de tornar-se arquiteto de profissão. Sua trajetória o insere na linhagem dos arquitetos-artistas, como Maurício Nogueira Lima, Cláudio Tozzi, Gilberto Salvador, Newton Mesquita, Takashi Fukushima e tantos outros que utilizam o conhecimento técnico do desenho para as artes plásticas a partir da arquitetura.
Para o mestre Vilanova Artigas, “o conteúdo semântico da palavra desenho desvenda o que ela contém de trabalho humano acrisolado durante o nosso longo fazer histórico.” Ora, o trabalho de Palladini designa seu lugar no mundo, como artista e arquiteto ao mesmo tempo: são as mulheres de Mococa, geometrizadas como a arquitetura, suas curvas enquadradas pelo rigor necessário à arquitetura, as pinceladas vigorosas em grandes manchas de um painel colorido que, vistas à distância, imprimem racionalidade ao plano da composição.
No dizer do pintor Glauco Moraes, em Palladini “a pincelada ritmada e a luminosa vibração da cor criam um clima de romântica suavidade. A forma feminina, às vezes apenas sugerida, tem um conteúdo erótico sutil”. É essa sutileza a essência da obra do pintor, onde a arquitetura, arte aplicada, é constantemente contraposta à liberdade quase total que a pintura permite e a arquitetura não.
 

Serviço

Exposição: “Cores e Formas”, pinturas de Carlos Palladini.
Abertura: dia 15 de março, às 20 horas
Visitação: 15 de março a  13 de abril de 2014
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Nenhum comentário: