concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de março de 2014

Técnica de Pintura em Aquarela - Luís Castañón - MuBE - SP

Técnica de Pintura em Aquarela


Sextas-feiras – 15h às 18h
14, 21 e 28 de março – 04, 11 e 25 de abril – 09, 16, 23 e 30 de maio – 06, 13 e 27 de junho
Objetivo
Promover o desenvolvimento do aluno na linguagem da Aquarela através da aprendizagem da técnica e seus procedimentos práticos e teóricos. Incentivar o ensino deste método de pintura, propondo uma seqüência de estudos e atividades referentes às dimensões imaginativas, expressivas e representacionais, sugerindo futuros encaminhamentos onde se possa pensar e praticar a formação artística e estética dos participantes. Desenvolver a capacidade de cada indivíduo por meios do ensino sistemático, encorajando-os à produção de trabalhos por meio de processos dialógicos.
Conteúdo Programático
Valorização do desenho e domínio da perspectiva, noções de escala, escorço, noções de composição e equilíbrio do plano pictórico.
Principais métodos de pintura, conhecidos por “SECO” e “ÚMIDO”. Outros sistemas são particularidades derivadas destes dois processos, que cada aluno desenvolverá sob orientação durante o aprendizado.
Estudo das cores, estrutura, cores primárias, secundárias, complementares, sombras, claro-escuro, preparo das tintas, compatibilidade de pigmentos.
Formas de aplicação em lavados planos, lavados graduais e sobreposição de cores.
O papel como suporte, tipos de papel, preparo da superfície, preservação, conservação, apresentação.
Estímulo à criatividade e introdução à História da Arte, a presença da aquarela nos diferentes períodos, estilos e movimentos.
Aulas práticas e teóricas com a apresentação de PowerPoint visando o estudo de soluções, bem como ampliar o repertório dos alunos participantes.
Sobre o Professor
Luís Castañón é artista plástico, graduado em Educação Artística com especialização em artes plásticas e com vários cursos de especialização. Com exposições no Brasil e no exterior, suas obras estão incluídas em publicações e acervos públicos e particulares. Atualmente ministra aulas sobre esta técnica nos Cursos de extensão e Cursos Livres do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Participou de palestras, cursos e workshops em Instituições como: Museu Brasileiro da Escultura-MuBE, Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Museu de Arte Moderna – MAC de Americana, Oficinas de Criatividade do SESC-Pompéia, SESC-Santana e Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre outras. Participou como jurado em eventos oficias, como o Prêmio Estímulo Nelson Seixas de São José do Rio Preto, Mapa Cultural do Estado de São Paulo e do XII Salão Paulista de Arte Contemporânea, entre outros. É também autor de artigos sobre Arte e colabora com revistas especializadas do setor.

Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato com Eneida (das 14h às 19h)
Tel.: 2594-2601 ramal 21

Nenhum comentário: