concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de março de 2014

Circuito de arte no Brasil - MIS - SP


Circuito de arte no Brasil

Felipe Scovino (curador), Hugo Sukman, Fabio Szwarcwald , Paulo Sergio Duarte, Leonardo Cançado

5 aulas, quartas-feiras: 19h30-21h30
Valor: 2 parcelas de R$250,00

O curso apresenta o panorama da arte no Brasil, considerado um novo polo no circuito internacional de arte. Serão destacados os agentes fundamentais que constituem o circuito de arte no país, como a curadoria e a crítica, a formação de novas coleções de arte, os direitos do artista e da obra, além da criação e manutenção de centros de cultura. É destinado a todos os interessados em atuar neste setor.
19 de março Hugo Sukman 
Os pilares do museu no século XXI: diversidade, cultura e construção de cidadania. As relações entre museu, inovação e cidade. A experiência do MIS - Museu da Imagem e do Som - e a história de um novo museu no Rio.

26 de março Felipe Scovino 
O papel do crítico num cenário crescente do mercado da arte. O pensamento crítico no Brasil. Como e para quem a crítica de arte se dirige? 

02 de abril Fábio Szwarcwald 
Formação de coleção. A arte brasileira no mundo: sua rápida valorização econômica e institucional. Novas formas de colecionismo na contemporaneidade.

09 de abril Paulo Sergio Duarte 
A dinâmica do sistema da arte contemporânea e suas transformações nas últimas três décadas. 

16 de abril Leonardo Cançado 
As estratégias e ações do INPAV (Instituto Nacional de Propriedade Artística Visual) na defesa dos direitos dos artistas. O direito de sequência e a negligência dessa prática. Profissionalização do mercado de arte e suas consequências.
·         Felipe Scovino (curador) é professor da Escola de Belas Artes da UFRJ e curador independente. Organizador dos livros Arquivo Contemporâneo(2009) e Cildo Meireles (2009). Escreveu ensaios sobre arte contemporânea para as revistas Art Review, Third Text, Flash Art, Arte & Ensaios, entre outras. Foi ganhador da bolsa de Estímulo à Produção Crítica (Funarte) em 2008.
·         Hugo Sukman é jornalista. Foi repórter de cultura, editor, crítico de cinema e música popular do jornal O Globo por dez anos. Trabalhou noJornal do Brasil e em diversas publicações brasileiras. Atualmente é gerente de comunicação da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura e responsável pelo projeto curatorial do Novo MIS. É autor de livros sobre música popular, como Martinho da Vila - Discobiografia eHistórias Paralelas - 50 anos de música brasileira, ambos pela Casa da Palavra.
·         Fabio Szwarcwald é colecionador de arte contemporânea desde 2002. Membro do conselho da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e da Casa França-Brasil. Atua também como membro do comitê de aquisições do Museu de Arte Moderna (MAM), da comissão de seleção do Prêmio PIPA, do International Leadership Council do New Museum, NY, do conselho do site de arte Nail on Wall e é sócio fundador do projeto Simbiose na arte.
·         Paulo Sergio Duarte é crítico, professor de história da arte e pesquisador da Universidade Candido Mendes na qual dirige o Centro Cultural Candido Mendes. Publicou, entre outros, Arte Brasileira Contemporânea ? um prelúdio (2008), A Trilha da Trama e outros textos sobre arte (2004), Carlos Vergara (2003), Waltércio Caldas (2001) e Anos 60 ? Transformações da arte no Brasil (1998).
·         Leonardo Cançado é advogado tributarista formado pela UFMG e fundador do Instituto Nacional de Propriedade Artística Visual - INPAV.

Fonte:  POP -  Polo de Pensamento - http://www.polodepensamento.com.br/

Nenhum comentário: