concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de março de 2014

residências artísticas - Campinas - SP e Belo Horizonte - MG

Projeto de residências artísticas recebe propostas
O Ateliê Aberto, de Campinas (SP), e o Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (JA.CA), de Belo Horizonte (MG), abriram um processo seletivo de residências artísticas, destinado a gestores de espaços autônomos, no campo das artes visuais, com inscrições abertas para todo o Brasil, até o dia 17 de março.

O edital é parte da proposta contemplada na 10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais: o projetoDiagnóstico para Indie.Gestão – Residência de Espaços Autônomos. O processo seletivo prevê a seleção de cinco centros artísticos autônomos sediados em diferentes regiões geográficas do país, para residências nos dois centros de arte.

As etapas do projeto – Cada espaço contemplado receberá uma visita da equipe de coordenação do projeto, para reconhecimento e diagnóstico de suas atividades, assim como para a realização de um workshop ou conversa aberta, sobre temas ligados ao conteúdo dos projetos e as rotinas previstas por cada um. Num segundo momento, representantes dos cinco espaços selecionados serão reunidos no JA.CA, em Belo Horizonte, onde vão participar de eventos produzidos pelos organizadores, tais como seminários e atividades coletivas.
O programa terá também como resultado, uma publicação, feita de forma colaborativa, realizada como obra em progresso. O trabalho vai reunir os principais pontos dos debates realizados durante a residência.
Samantha Moreira, fundadora do Ateliê Aberto (criado em 1997), explica que o nome “Diagnóstico para Indie.GESTÃO – Residência de Espaços Autônomos” sugere que o processo de trabalho a ser realizado se relacione com o universo da culinária – “…com a hora das refeições, de cozinhar juntos, de trocar receitas, de colocar uma pitada na discussão, de buscar novos temperos entre a especificidade de cada um dos espaços, de sentar à mesa. Um campo de negociação, de novas táticas, de aproximação e afetividade, buscando estratégias para alimentarmos novos processos de sobrevivência”, diz Samantha.
Edital e ficha de inscrição disponíveis nos sites www.jacaarte.org e www.atelieaberto.art.br.

*Com informações do site do Ministério da Cultura

Fonte: Cultura e mercado

Nenhum comentário: