concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de março de 2014

o corpo é eu: diários sobre a distância - Patrícia Araujo e iconos - Adriana Duque - Zipper Galeria - SP

Newsletter | 2014



ADRIANA DUQUE | ICONOS
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 18 MAR, DAS 19H ÀS 22h

No dia 18 de março, às 19h, a Zipper Galeria promove a abertura de Iconos, individual da artistaAdriana Duque. A partir de uma revisão contínua e obsessiva de retratos da Renascença e de cenas reais da pintura holandesa do século XVII, a artista reconstrói nas suas fotografias espaços nos quais se contrapõem: realidade e utopia, contexto rural e estereótipo de estrangeiro, que se projetam ao nosso imaginário a partir da literatura, ou mais especificamente, a partir do mundo delirante de contos de fadas. O texto de apresentação é de Eder Chiodetto.

As pequenas Marias, impávidas princesas vestidas, são capturadas através do artifício fotográfico em um espaço de natureza doméstica, a antiga cozinha camponesa, um cenário imemorial e comum, que desde sempre definiu o papel da mulher: que espera, gere, cozinha, alimenta, mas também que rende-se à promessa de um mundo ilusório, que vislumbra ao outro lado do espelho.

As imagens de Adriana Duque não têm a intenção de se referir a uma verdade. Não são o registro documental da vida, são uma manifestação de múltiplas preocupações e obsessões que trabalham e são implementadas por meio de uma lógica muito particular e talvez insondável.

Adriana Duque
Natural de Manizales, Colômbia (1968), Adriana Duque vive e trabalha em Bogotá. Entre as exposições individuais recentes, destaque para: Infante (Galeria Horrach Moyá, Palma de Maiorca, 2010), Baroque Children (Museo Iglesia Santa Clara, Bogotá, 2009), De Cuento en Cuento (Museo de Arte Moderno de Medellín, 2005) e Paisajes (Alianza Francesa, Bogotá, 2001). Coletivas recentes: Photoquai - Biennale de Photographie (Musée du Quai Branly, Paris, 2013), Desnudando a Eva (Instituto Cervantes, Madri, 2012), Fotografia Iberoamericana Contemporânea (Galeria El Museo, Bogotá, 2011) e Sobre el Territorio: Arte Contemporáneo en Colômbia (Cer Modern, Ancara, Turquia, 2011). 

Sobre Eder Chiodetto
Jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia, Eder Chiodetto realizou, desde 2004, mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. É também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. É autor de O Lugar do Escritor (Cosac Naify); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições SESC); Curadoria em fotografia: da pesquisa à exposição (E-book, Prêmio Marc Ferrez/Funarte); e German Lorca (Cosac Naify).

Abertura: Terça-feira, 18 de Março, das 19h às 22h.
De 18 de Março a 12 de Abril.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.



PROJETO ZIP'UP:
PATRÍCIA ARAUJO | O CORPO É EU: DIÁRIOS SOBRE A DISTÂNCIA
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 18 MAR, DAS 19H ÀS 22h

O projeto Zip’Up apresenta O corpo é eu: diários sobre a distância, individual de Patrícia Araujo. Na mostra, com curadoria de Galciani Neves, a artista trata a imagem como dispositivo para transformação da memória e como registro de expressões performáticas em seus mais distintos processamentos: vasculhando espaços e os reconstituindo à existência, construindo arquivos, tomando o relato como narrativa e propondo dinâmicas para auto-observação.

Encarando essas questões, Patrícia Araujo constrói a partir do corpo (ou tendo o corpo como suporte) imagens e narrativas, que traduzem e renomeiam o tempo, a distância e o deslocamento.

Os trabalhos questionam a convivência do ser humano com as lembranças, como o corpo guarda as marcas da vida e a elaboração de narrativas distintas a respeito dos acontecimentos a cada vez que estes são revistados.

Patrícia Araujo
Patrícia Araujo (Fortaleza, 1987) é mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP e desenvolveu uma pesquisa que aborda o processo de criação a partir da situação da viagem / deslocamento / ruptura. Integrou o 61º Salão de Abril com o Projeto Saia. Entre as exposições recentes estão: A 4 graus do Equador (Ateliê 397,  SP), Pernambuco Convida (Galeria Arte Plural, PE), Saia (Galeria Ímpar, SP),Arte Agora (Galeria Lourdina Lourdina Jean Rabieh), Todo Mundo Sabe - que as nossas cidades e corpos foram feitos para ser destruídos (Galera Mônica Filgueiras) e Ocupação Colaboratório no Centro Cultural São Paulo.

Sobre Galciani Neves
É doutora em Comunicação e Semiótica e membro do corpo docente da FAAP. Foi editora do site da29ª Bienal Internacional de São Paulo, onde publicou relatos críticos da mostra. Produziu conteúdo para a Fundação Bienal de São Paulo e ministrou as aulas de História da Arte no Curso de Formação de Educadores da instituição entre 2010 e 2012. Atualmente é uma das críticas do Paço das Artes e colaboradora da revista acadêmica da PUC-SP Tessituras & Criação, realiza atividades de acompanhamento de artistas e pesquisas sobre arte contemporânea.

Abertura: Terça-feira, 18 de Março, das 19h às 22h.
De 19 de Março a 12 de Abril.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábados das 11h às 17h.
 



APP

Aplicativo da Zipper Galeria para iPhone

Baixe o aplicativo da Zipper Galeria em seu iPhone e tenha todas as informações em seu bolso, nossos artistas, obras em acervo e avisos de novas exposições.


Don't Delete this Please..


Nenhum comentário: