concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

EXPOSIÇÃO LIVIO ABRAMO: INSURGÊNCIA E LIRISMO E BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE ORGANIZAM OFICINAS DE GRAVURA PARA ADULTOS E CRIANÇAS


 
 

 
 
Obra “Negra”, de Livio Abramo 

     
 Em fevereiro, ateliês de xilogravura, carimbos e técnicas de impressão levam o público a se aprofundar nas técnicas de trabalho do gravurista

Entre as atividades previstas ao longo da exposição Livio Abramo: Insurgência e Lirismo, em cartaz até 12 de março, ocorre, em fevereiro, uma programação educativa gratuita com oficinas de Xilogravura, Iniciação a Técnicas de Impressão e Carimbaria Artesanal. Todas são realizadas pelo Instituto Livio Abramo (ILA) em parceria com aBiblioteca Mário de Andrade (BMA).
Com apoio financeiro da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC-SP), as oficinas se destinam aos públicos adulto e infanto-juvenil e acontecerão na própria biblioteca entre 8 e 22 de fevereiro, conforme a programação a seguir.
Programação:
OFICINA DE XILOGRAVURA
Artista orientador: Augusto Sampaio
A oficina propõe, a partir da obra gráfica de Livio Abramo, uma vivência para a elaboração de imagens por meio da técnica manual de gravação em relevo sobre madeira (xilogravura).O participante terá contato com os fundamentos dessa técnica e realizará, a partir de proposições individuais, a gravação e a impressão de gravuras sobre papel.
No início de cada uma das atividades serão mostradas reproduções que apresentam diferentes possibilidades de operação dessa técnica gráfica e visam à construção de repertório para estímulo à produção.
Idade: a partir de 16 anos
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Sala Infantil
Dias: 8, 15 e 22 de fevereiro
Horário: 19h às 21h30
Inscrições: bma@prefeitura.sp.gov.br (20 vagas)
Obs1: o participante deverá visitar a exposição antes do início das atividades
Obs 2: o participante deverá trazer materiais de desenho (lápis, borracha e papel)

 OFICINAS INFANTIS
Carimbaria Artesanal
Orientadores: Núcleo Educativo da BMA
A atividade de carimbos artesanais propõe uma vivência que aproxime os participantes da experimentação de técnicas de gravura e estamparia artesanal a partir do uso de recursos que tem em sua materialidade formas orgânicas, como linhas e círculos.
Idade: 6 a 12 anos
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Sala Infantil
Dia: 11 de fevereiro
Horário: 13h às 15h30
Inscrições: bma@prefeitura.sp.gov.br (10 vagas)

Primeiros Contatos com Técnicas de Impressão
Orientadora: Patrícia Sertorio
Tem por objetivo proporcionar às crianças experiências artísticas e criativas por meio de atividades manuais - como desenho, pintura e técnicas de impressão - que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade do tato e da visão e o estímulo da expressão pessoal.
Idade: 6 a 12 anos
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Sala Infantil
Dia: 18 de fevereiro
Horário: 13h às 15h30
Inscrições: bma@prefeitura.sp.gov.br (10 vagas)

SOBRE AUGUSTO SAMPAIO
Artista plástico e educador formado em Arquitetura (FAU-USP) e pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia (FEBASP). Desde 1993 mantém um trânsito complementar entre práticas de ateliê e oficinas de artes vinculadas à educação não-formal. Realizou interferências urbanas e projetos colaborativos em cidades no Brasil e no exterior. Entre os projetos vinculados à educação não-formal destaca-se a Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que, desde 2008, orienta oficinas de artes para pessoas em situação de rua na região central da cidade. Em 2013, foi premiado no III Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea.
PATRÍCIA SERTÓRIO
Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atuou, até 2015, como orientadora de ateliê múltiplo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP).

SOBRE A EXPOSIÇÃO LIVIO ABRAMO: INSURGÊNCIA E LIRISMO
Passados quase 25 anos da morte do artista, o Instituto Livio Abramo (ILA) apresenta ao público um rico acervo – grande parte pertencente à família – com cerca de 120 obras. Aberta em 7 de dezembro, a mostra Livio Abramo: Insurgência e Lirismo permanece em cartaz até 12 de março de 2017, na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), em São Paulo. A exposição reúne linoleogravuras, xilogravuras, litogravuras, aquarelas, grafites e nanquins, além de matrizes em madeira, matrizes em linóleo, clichês de metal, croquis, estudos e provas do artista, reunindo uma produção de quase 70 anos de trabalho. O panorama com curadoria assinada por Paulo Herkenhoff destaca os territórios estéticos e conceituais do artista, sobretudo, assinalando a sua importância como gravurista.
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO
Livio Abramo: Insurgência e Lirismo
Período: desde 5 de janeiro até 12 de março de 2017
Local: Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3775-0002
Horário de visitação: 24 horas
Mais informações: www.bma.sp.gov.br

Nenhum comentário: