concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Arte e Escrita na História da Arte – Professora Lena Bergstein



08 de agosto a 26 de setembroSextas-feiras – 19h às 20h30

Apresentação
Esse é um seminário, que contém 8 palestras de 1hora e meia cada, num total de 12 horas. Irá criar uma reflexão sobre a relação entre a arte e a escrita pelo viés das 5 civilizações escriturais da antiguidade: Mesopotâmia, Egito, China, Islã e Israel.
Mostrará como a relação da arte e da escrita não fonética dessas culturas orientais, influencia e marca os movimentos artísticos do século XX: pontes entre as culturas abordadas e os movimentos de vanguarda e de arte contemporânea dos séculos XX e XXI.
Será uma reflexão sobre as relações entre a imagem e o texto através dos tempos, abordando também seus aspectos filosóficos e poéticos: Jacques Derrida, Maurice Blanchot, Edmond Jabès, Walter Benjamin, Mallarmé, Ezra Pound, Fenollosa, Augusto e Haroldo de Campos, a poesia concreta no Brasil.

Objetivos
Dar elementos teóricos e visuais que possibilitem uma compreensão ampliada das relações entre imagem e texto. O objetivo do seminário é o de propiciar um conhecimento aprofundado do que é uma escrita não fonética; da escrita como um desenho; das palavras como imagem; a formação dos pictogramas, dos ideogramas, das escritas consonantais; a história dos suportes; o livro e seu desenvolvimento; as letras e as palavras na pintura. Um painel sobre a história da tipografia, da impressão, da editoração, os grandes editores do século XX, o desejo dos artistas de trabalharem em livros, “livros de artista”.

Palestras
1. As origens da arte e da escrita: Mesopotâmia e a escrita cuneiforme. Egito e os Hieróglifos. China, pictogramas e ideogramas, as artes do traço.
2. Os suportes primitivos: do tablete de barro ao livro. A Rota do papel. Dos manuscritos à impressão. O papel da gravura: xilogravura, metal e litogravura. A editoração e a tipografia. Os grandes editores do final do século XIX. Jornais, affiches e livros.
3. A escrita e o judaísmo. Os livros no livro. Comentários e interpretações. Um tempo dinâmico: o tempo do conto. Sistemas de interpretação talmúdica. A palavra plural. Aspectos filosóficos e poéticos, o livro ‘avenir’: Jacques Derrida e Edmond Jabès.
4. A escrita e a arte islâmicas, uma memória tatuada. Caligrafia e seus aspectos filosóficos. Ponto, linha e ritmo. A importância da margem: um texto fora da lei do texto. A caligrafia islâmica na arquitetura: arabesco e mosaico.
5. Século XX: os movimentos de vanguarda: o Cubismo, o Construtivismo e o Futurismo. O ‘avant-guerre’. As palavras em liberdade. Os manifestos.
6. O movimento Futurista: as colagens, as assemblages, as construções e as montagens. Mallarmé: o livro total e o verso livre. Tipografia e espaçamento. Apollinaire e os caligramas. Poesia concreta. Ezra Pound, Fenollosa e o caractere chinês.
7. Os livros verbo/visuais. A Prosa do Transiberiano. Marcel Duchamp. Kurt Schwitters e a Merzbau. Poetas e pintores, um diálogo. A vanguarda russa. Os grandes editores do século XX, seus artistas, seus livros.
8. As forças escriturais: Paul Klee, Pierre Alechinsky e o grupo Cobra. Antoni Tapiés, Cy Twombly, Lúcio Fontana, Mira Schendel, etc.
O nosso momento Futurista: as colagens e a pós-modernidade.‘Earth-Works/ Earth-Words’, Robert Smithson, Christo, Richard Long.
O Singular/Plural, Jean-Luc Nancy.Marcel Broothaers, William Kentridge, Rosalind Krauss, Oliver Gau, Silviano Santiago.

InscriçãoInscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.

Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12

Fonte: MuBe

Nenhum comentário: