concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de maio de 2016

curso Vertentes da Arte Abstrata - Mauricio Puls


Qual é o significado de um quadro abstrato? Como interpretar uma obra que parece não guardar nenhum vínculo com a realidade? Este curso procura elucidar essa questão partindo do pressuposto de que a pintura é uma linguagem, que espelha o homem e seu mundo. Assim como as expressões verbais, os quadros constituem sentenças dotadas de sujeito e predicado. Essas sentenças, porém, não se desdobram em uma sequência temporal, mas ocupam lugares no espaço – a figura e o fundo. O que distingue a pintura abstrata dos demais gêneros pictóricos (retrato, paisagem, natureza morta) é a elipse do tema do quadro, a ocultação do sujeito pictórico. Esta elipse, porém, não significa que a pintura tenha deixado de expressar a realidade: a figura e o fundo constituem metáforas da relação entre o homem e o mundo. Não existe, portanto, uma descontinuidade absoluta entre o abstracionismo e os estilos figurativos. Mas a pintura não apenas espelha o real: ela também é uma parte do real. Tal gênero não existiu sempre: ele surge somente no século 20. O curso pretende expor a gênese desse gênero e discutir mais detalhadamente a trajetória de três de seus principais representantes: Mondrian, Pollock e Lucio Fontana.

Bibliografia sugerida 

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
BLOK, Cor. Historia del Arte Abstracto, Madrid, Cátedra, 1992.
BONFAND, Alain. A Arte Abstrata. Campinas, Papirus, 1996.
CIRLOT, Juan-Eduardo. El Espíritu Abstracto. Barcelona, Labor, 1966.
KOFLER, Leo. Arte Abstracto y Literatura del Absurdo. Barcelona, Barral, 1970.
MOSZYNSKA, Anna. El Arte Abstracto. Barcelona, Ediciones Destino, 1996.
PULS, Mauricio. O Significado da Pintura Abstrata. São Paulo, Perspectiva, 1998. VALLIER, Dora. A Arte Abstracta. Lisboa, Edições 70, 1976.
WORRINGER, Wilhelm. Abstracción y Naturaleza. México, Fondo de Cultura Económica, 1975.


Informações
Início: 08/06/2016
Duração: 4 encontros
Dias: Quartas-Feiras
Horário: das 20h às 22h
Valor: 4x de R$170,00

Mauricio Puls

08/06 História da pintura abstrata. As estruturas sintáticas e semânticas de um quadro. As críticas de Ernst Gombrich e Lévi-Strauss à arte abstrata. Como interpretar um quadro.
15/06 A trajetória de Piet Mondrian. A ruptura com a realidade visível. Inspirações religiosas do abstracionismo. A racionalidade do mundo. A questão do movimento e o concretismo.
22/06 A evolução de Jackson Pollock. A transição do surrealismo para a pintura de ação. A natureza caótica do real. O caráter trágico da condição humana sob o capitalismo.
29/06 As inovações de Lucio Fontana. A figura como expressão do vazio existencial. Os limites entre pintura e escultura. A ruptura do plano do quadro e o esgotamento da pintura.

CASA DO SABER
R. Dr. Mario Ferraz, 414
+55 11 3707 8900

Fonte: Casa do Saber

Nenhum comentário: