concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Caminhos da cor e da forma no pós-impressionismo com Felipe Martinez

Caminhos da cor e da forma no pós-impressionismo
Com Felipe Martinez

O curso se divide em quatro aulas que pretendem explorar o desenvolvimento da cor e da forma no movimento conhecido como pós-impressionista. Termo cunhado pelo crítico inglês Roger Fry, em 1910, o pós-impressionismo compreende diferentes manifestações artísticas surgidas no caminho aberto pelo impressionismo. Ao longo das aulas, analisaremos as obras de artistas como Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Lautrec, e veremos de que modo suas poéticas se cruzam e se separam em diferentes percursos de forma e cor.

Aula 1 – A Teoria das Cores Complementares na obra de Van Gogh: análise dos estudos de Michel Eugène Chevreul  transportados para a pintura de Van Gogh por meio dos escritos de Eugène Delacroix e Charles Blanc. A teoria das cores complementares foi fundamental para a poética de Van Gogh..
Aula 2 – Seurat e o pontilhismo; Gauguin e o cloisonismo:  a utilização das cores por parte do grupo de Gauguin que se contrapunha ao estilo preconizado por Seurat, como oposição do simbólico ao científico.
Aula 3 – Os Nabis: a partir das obras de Vuillard, Vallotton e Maurice Denis serão estudadas as características do grupo Nabis, marcado pela utilização das cores complementares e por profetizar um caráter espiritual na arte.
Aula 4 – O novo classicismo de Paul Cézanne: a última aula será dedicada à Cézanne, de modo a entender como sua obra é, ao mesmo tempo, um ponto de chegada e de partida para a arte moderna.

Quintas-Feiras, das 19h às 21h.
4 encontros nos dias 2, 9, 16 e 23 de junho. 
Investimento: R$250,00

Felipe Martinez é doutorando em História da Arte pela Unicamp, onde também leciona em programa de estágio docente. Foi professor da Escola do MASP e ministra o curso de História da Arte Moderna no MAM. Participou de publicações acadêmicas e eventos internacionais sobre o pós-impressionismo e foi pesquisador visitante no Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Inscrições e informações: cursos@mam.org.br ou 11 5085-1314
 
Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera, Portão 3 - São Paulo SP Brasil
Telefone +55 11 5085-1300 | Fax +55 11 5549-2342 |

Nenhum comentário: