concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de junho de 2015

a obra Saul e Davi é reconhecida como do Rembrandt após 8 anos de pesquisas


o museu Mauritshuis, em Haia, na Holanda,  possui uma das mais famosas pinturas de Rembrandt de volta. A atribuição final da pintura Saul e David a Rembrandt é a emocionante conclusão de oito anos de pesquisa por uma grande equipe de especialistas internacionais sob a liderança do Mauritshuis. A pintura foi cuidadosamente restaurada e é a peça central da exposição Rembrandt? O caso de Saul e Davi, que é apresentada na sala de exposições do Mauritshuis de 11 de junho a 13 de setembro de 2015.

Emilie Gordenker, na foto acima, diretora da Mauritshuis e curadora da exposição Rembrandt? O caso de Saul e David conta: "há oito anos, uma grande equipe de especialistas internacionais tem contribuído para a pesquisa. Uma ampla gama de pesquisas confiáveis e inovadoras técnicas têm sido empregadas. O resultado é significativo: o Mauritshuis teve de volta uma das mais famosas pinturas de Rembrandt. Ao mesmo tempo, nós criamos uma exposição emocionante na qual compartilhamos nossas descobertas usando técnicas e métodos interativos. Esperamos que nossos visitantes não venham só pela pintura recentemente atribuída, mas também para acompanhar a fascinante história desta pintura junto conosco."

A pintura de Saul e David surgiu em 1830, em um leilão em Paris. Então permaneceu no mercado durante anos, até sua aquisição pelo diretor do Mauritshuis  - Abraham Bredius, em 1898. Não havia dúvida em sua mente que esta foi uma das mais importantes pinturas de Rembrandt. Após sua morte, ele doou o quadro ao museu. Em 1946, Saul e Davi foi considerada uma das mais belas obras de Rembrandt e era uma das obras primas mais visitadas no Mauritshuis.

Nas décadas de 60 e70, a obra de Rembrandt foi examinada sob uma nova luz. Horst Gerson,um perito de Rembrandt e autoridade em seu tempo, desatribuiu muitas das pinturas de Rembrandt, incluindo Saul e Davi. Ele também fez parte da equipe que considerou que o Rembrandt do MASP - Retrato de Jovem com corrente de Ouro - não era do mestre, mas sim do círculo de Rembrandt. Opiniões sobre a atribuição têm variado amplamente, desde: é realmente de Rembrandt? Por um aluno? Ou talvez os dois? Para resolver o mistério de uma vez por todas, o Mauritshuis decidiu pesquisar e restaurar a pintura novamente em 2007.

A pesquisa sobre a pintura tem muitas semelhanças com a investigação da cena de um crime. A obra-prima foi provavelmente cortada em dois pedaços entre 1830 e 1869 e depois remontada. Usar os mais modernos equipamentos e métodos mostrou claramente que o quadro atual consiste em não menos de quinze peças diferentes da lona: duas grandes partes da tela original (uma com Saul) e outra com David, complementada por uma lona velha (uma cópia de um retrato de Anthony van Dyck) e outras tiras nas bordas da pintura. Além disso, a pesquisa mostra que a pintura original era maior.

A cortina em que Saul está secando suas lágrimas desempenham um papel importante na exposição. É um detalhe marcante na pintura e tem um lugar de destaque na tela, mas tinha sido recoberto e não ficou claro se era parte da composição original. Primeiro, mostraram que a preparação da tela era típica das pinturas do ateliê do Rembrandt no final da década de 1650 e 1660, e que os pigmentos  da tinta  eram os mesmos em todas as áreas do quadro. Uma nova técnica, conhecida como MA-XRF (macro análise de fluorescência de raios-X), também foi usada. Um dispositivo móvel, desenvolvido pela Universidade de Antuérpia e Delft, foi usado para mapear quais elementos químicos estão presentes na área da cortina, tornando possível literalmente ver sob a camada coberta de tinta. O resultado superou todas as expectativas. Eles mostraram claramente que a cortina era parte do assunto original e, apesar da descoloração, estava em grande parte intacta.

Em 1969, quando Horst Gerson desreconheceu o trabalho como de Rembrandt, sua avaliação deve ter sido menos acurada devido à condição da pintura, cuja a camada de tinta sofrera muito desgaste.

A questão da atribuição da pintura permaneceu sem solução até o final do projeto. Bem no início ficou claro que a pintura fora feita no ateliê de Rembrandt. Isto é sugerido pelas similaridades com outras pinturas realizadas  por ele nas décadas de 1650 e 1660, tanto em termos de preparação da tela como na composição. Uma sugestão anterior, gerada em uma publicação sobre Rembrandt no Mauritshuis (1978), era de que a pintura fora criada em duas fases.

Quando a pintura surgiu debaixo da camada de verniz escuro e fosco, tornou-se bastante óbvio que a pintura  tinha sido pintada em duas fases. O Mauritshuis data a primeira fase da pintura no início de 1650. O formato da parte histórica e a colorida e sensível modelagem de alguns aspectos da pintura correspondem bem a outras obras de Rembrandt daquele período.

A equipe de pesquisa foi mais hesitante sobre a segunda fase. As pinceladas soltas que compõem o manto no inferior esquerdo parecem estranhamente selvagens. As manchas de tinta na mão e nariz de Saul e especialmente ao redor dos olhos, parecem desnecessárias e até mesmo desajeitadas. Mas é importante perceber que a aparência da pintura foi alterada consideravelmente ao longo do tempo. A tela não só foi cortada em pedaços e remontada, mas camadas de tinta foram removidas no velhos tratamentos de restauração e alguns pigmentos apresentam descoloração. No entanto, rejeitar Rembrandt como o autor da segunda fase forçaria a reconhecer que ele permitia a um aluno terminar algumas das partes cruciais da pintura, especificamente, o rosto e as mão de Saul - um cenário bastante improvável. Outra possibilidade é que o quadro permaneceu inacabado no momento da morte de Rembrandt e posteriormente foi completado por outro artista – mas não há provas para isso. O Mauritshuis concluiu, portanto, que a segunda fase foi também pintada por Rembrandt, em meados da década de 1650. A aparência rude de peças da segunda fase de pintura pode ser explicada pelo fato de que a aparência da imagem alterou-se drasticamente ao longo do tempo. 
Bredius, portanto, comprou um Rembrandt genuíno para o Mauritshuis, em 1898.

Exposição
Rembrandt? O caso de Saul e David é uma exposição sobre técnicas científicas de pesquisa e restauração. A obra-prima é mostrada ao público pela primeira vez desde 2007. 
Uma apresentação interativa orienta os visitantes às diferentes questões que restauradores e especialistas enfrentaram enquanto trabalhavam em Saul e David.
A pintura restaurada é apresentada juntamente com seis empréstimos (três quadros, dois desenhos e uma cópia) e uma reconstrução 3D do formato original da pintura. Esta reconstrução foi viabilizada pela tecnologia de digitalização 3D avançada da Universidade de Tecnologia de Delft e a inovadora qualidade da tecnologia de impressão 3D da Océ.

veja o vídeo do museu:
https://youtu.be/59uwhmbNK7w

fontes: museu Mauritshuis
e ARTDAiLY
http://artdaily.com/news/79182/After-eight-years-of-research--Mauritshuis-attributes--Saul-and-David--painting-to-Rembrandt#.VXgd_M9VhBc

Nenhum comentário: