concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de junho de 2015

XV Congresso Internacional FoMerco - Fórum Universitário Mercosul - Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción”- Assunção, Paraguai


O FoMerco tem o prazer de convidar para o XV Congresso Internacional, que se realizará no campus central da Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción”, na cidade de Assunção, Paraguai, de 2 a 4 de setembro de 2015.
Submissão de resumos até 01/07/2015
Prazo final para envio dos artigos até 30/08/2015
Inscrições para apresentadores e não apresentadores até 30/08/2015

Apresentação
Em seu décimo quinto ano de existência, o Fórum Universitário Mercosul reafirma o seu compromisso com a integração regional ao organizar o XV Congresso Internacional do FoMerco em Assunção do Paraguai, após haver realizado os congressos em Buenos Aires e Montevidéu. Espera-se que o Congresso constitua um espaço privilegiado de encontro entre intelectuais e pesquisadores e formuladores de políticas públicas da região que incida sobre os rumos da integração. Acolhido pela Universidade Católica, pelos centros de pesquisa paraguaios e por órgãos do Mercosul, o XV Congresso Internacional do FoMerco dá continuidade à reflexão e à análise crítica do processo de integração promovido pelos governos progressistas eleitos na região no início deste milênio.
A partir desses governos, novos caminhos da integração foram trilhados. Dois marcos que agora completam dez anos atestam essa mudança de rumos: a criação do Fundo de Convergência Estrutural – Focem, primeiro mecanismo de financiamento solidário próprio dos países do Mercosul, que reiterou, concretamente, o empenho no combate às assimetrias no interior do bloco; e o NÃO à ALCA (Área de Live Comércio das Américas), na4ª Cúpula das Américas, que refutou a pretensão de aberturaaos mercados e aos acordos de livre-comércio bilaterais.
A superação das assimetrias sempre foi um desafio a ser enfrentado conjuntamente por todos os países, interna e regionalmente, como condição tanto para superar as profundas desigualdades da região como para configurar um Mercosul ampliado emsua pauta e em seu território: da dimensão estritamente comercial para o desenvolvimento cultural, econômico, social e político democrático em todo o continente. Outro desafio enfrentado pelo Mercosul refere-se à estratégia da autonomia da política externa regional no sistema internacional. Exitosamente formulada e executada, a política regional externa promoveu o sim à cooperação Sul-Sul como chave para as relações soberana dos países sul-americanos.
A crise financeira de 2008 iniciada originalmente no centro hegemônico atingiu o sistema global e se irradiou por todo o sistema mundo afetando particularmente a economia política dos países do Sul e debilitando o desenvolvimento regional mais justo e igualitário que se quer. Como agravante, o controle oligopólico dos meios de comunicação ostensivamente busca obstruir a possibilidade de uma narrativa libertária própria dos feitos da última década, narrativa que se faz cada vez mais necessária para um diálogo democrático e amplamente participativo de nossas sociedades.
Em 2015, autonomia e desenvolvimento permanecem objetivos candentes que orientam a reflexão crítica dos avanços obtidos e dos obstáculos a serem enfrentados na marcha da integração sul-americana. Os organizadores do XV Congresso elegeram algumas questões consideradas chave para promover o debate sobre esse momento crucial de transição, privilegiando a presença de nosso anfitrião, o Paraguai, em mais essa edição do FoMerco. Veja a programação completa no novo site.
-----
A inscrição no XV Congresso Internacional requer que você se associe ao FoMerco previamente. A associação é gratuita e muito rápida, mas precisa ser validada para que você obtenha acesso ao sistema. Caso ainda não seja associado, solicitamos que faça sua Associação, aguarde o e-mail de validação (cerca de 24hrs) e a seguir se inscreva no congresso.


FoMerco - Fórum Universitário Mercosul
http://www.fomerco.com.br/

Nenhum comentário: