concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 22 de março de 2011

Nanoarte no MuBE

Nanoarte no MuBE

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – realiza, a partir do dia 27 de março, no espaço Burle Marx, a primeira mostra de Nanoarte realizada por artistas brasileiros. A exposição “Um Novo espaço para uma Nova Percepção: Nanoarte”, abre caminho para um novo entendimento desta arte no país.

As obras desta exposição são fruto de um trabalho dos alunos de uma pesquisa orientada pela artista e professora Dra. Anna Barros realizada no museu no ano passado. Os artistas, na mostra, tecem uma narração poética de imagens científicas que têm origem, diversificada dos laboratórios de Física, de Química, Fitologia e Biologia, demonstrando o escopo da nanociência em agregar todos os ramos da ciência, com possibilidades de transformar o mundo e sua percepção, em inúmeros aspectos.

O material pesquisado e usado pelos artistas vem das imagens geradas por microscópios eletrônicos de varredura. A imaginação poética enriquece-as apresentando-as sob várias técnicas já conhecidas na arte: pintura, colagem, escultura etc.

O que é Nanoarte?
É uma forma de arte que se utiliza da nanotecnologia para criar obras de arte que, sem essa alta tecnologia, não seriam possíveis. A nanoarte faz uma associação entre arte, ciência e tecnologia. Por se tratar de uma área nova constitui uma fonte inesgotável de criação artística, que está sendo incluída na história geral da arte, uma vez que, está sendo construída pela obra dos artistas, curadores e teóricos.

Artistas e obras

Alberto Blumenschein – “Assim é como eu vejo que você me vê te vendo me ver” - instalação;

Cristina Libardi – Nanogratitude, 2010 – projeção de animação em vídeo;

Marta Strambi, NanoSinapses, 2010 – animação digital em monitor do computador;

Iriny Kafiris, Nano Optical – animação em tela touch screen do monitor;

Rosane Gauss, Da Visão à Sensação, 2010 – projeção de animação em vídeo;

Catherine Kafiris, Speleo – holografia de fusão de imagens;


Sobre a curadora
Artista multimídia, professora na graduação e na pós-graduação, curadora, autora, pesquisadora. BFA pelo Otis Art Institute, Los Angeles; Mestrado em Arte pela ECA-USP; Doutorado sanduiche San Francisco Art Institute e programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, PUC-SP e pós doutorado, pelo mesmo programa. Anna desenvolve um trabalho multimídia em arte-ciência-tecnologia. Tem mostrado seu trabalho em museus e eventos nacionais e internacionais como o National Museum of Women in the Arts, Washington, D.C.;Florean Museum, Romenia; Centro Cultural Pablo de la Torrente Brau, Havana,Cuba; Aizu, Japão; Museu de Arte Contemporânea del Zulia, Maracaibo, Venezuela; Museu de Arte Contemporânea da USP; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Pinacoteca do Estado, São Paulo; Centro Cultural São Paulo; Itaú Cultural; Centro Cultural Caixa, Brasília; Museu Nacional da República, Brasília, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica- FILE, SIBIGRAPI.


Serviço
Exposição “Um Novo Espaço para uma Nova Percepção: Nanoarte”
Curadoria – Anna Barros
Diretora de Relações Internacionais – Renata Junqueira de Azevedo
Local – MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Endereço – Rua Alemanha, 221, jd. Europa
Aberto ao público – de 27 de março a 4 de abril
Horário – de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações – (11) 2594-2601 – www.mube.art.br
Entrada gratuita

O MuBE possui acesso para pessoas com deficiência, restaurante e ar-condicionado

Nenhum comentário: