concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Patrimônio da metrópole paulistana


São Paulo, no dia 29,  no Museu da Casa Brasileira para o lançamento do livro  
Patrimônio da metrópole paulistana
com todos os bens tombados da cidade de São Paulo e sua região metropolitana. Na ocasião também será aberta exposição no jardim do museu com 60 paineis sobre esses bens.

Patrimônio da metrópole paulistana
Texto: Margarida Cintra Gordinho I Edição de fotografia: Iatã Cannabrava
Das paisagens que cobriam o território paulistano na época do descobrimento às casas bandeiristas e construções típicas da chamada moderna arquitetura brasileira, Patrimônios da metrópole paulistana registra, em fotografias e textos, os bens culturais da Região Metropolitana de São Paulo tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e instituído em 22 de outubro de 1968 com a finalidade de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado, atribuições confirmadas, em 1989, pela Constituição do Estado de São Paulo.

O patrimônio cultural é constituído por todos os bens móveis e imóveis considerados importantes por razões históricas, arquitetônicas, artísticas ou articuladoras da memória e de valores paulistas, além de sítios e paisagens da natureza considerados excepcionais por suas qualidades intrínsecas.

Com textos da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias realizadas por equipe coordenada pelo fotógrafo Iatã Cannabrava, o livro Patrimônio da metrópole paulistana traz uma amostra significativa do patrimônio natural e arquitetônico da metrópole e ajuda a compreender e manter vivas as histórias do estado e do país.

preço:

R$ 48,00

Nenhum comentário: