concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Exposição coletiva +papel - com a amiga Sandra Favero



Exposição coletiva +papel

A exposição “+papel”, coletiva de artistas do Grupo Rosa dos Ventos, apresenta uma reflexão acerca da materialidade do papel como veículo poético. Buscando dar forma a memórias e relações com esse material, as artistas exploram desde as mais íntimas e delicadas lembranças até relações com o outro e com a paisagem.

Algumas artistas exploram a materialidade do papel dobrando-o, empilhando-o e montando jogos por meio do recorte de letras. Por intermédio desses arranjos, criam mundos imaginários em mini-instalações, celebram os encontros, usam a metáfora do empilhamento como forma de compreender o adensamento de memórias causado pela passagem do tempo, e ainda remetem-nos a experiências lúdicas envolvendo o papel. A ideia de perda e recuperação da memória também está implícita na tentativa de fixar uma imagem em papel por intermédio do ato fotográfico. Alguns trabalhos evocam relações com a paisagem, como as gravuras em papel que são apresentadas junto a conchas coletadas num passeio pela praia...



Artistas participantes: 
Juliana Crispe + Bruna Mansani, Márcia Sousa, Maria Araujo, Marina Moros, Rosana Bortolin, Sandra Correia Favero, Silvia Carvalho.

Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa, 
Sala 4. Praça XV de novembro, 227. Centro. 
Florianópolis.

Abertura:
13 de janeiro de 2011, 19h

Conversa com as artistas: 
13 de janeiro, 18h30
Visitação: 
14 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011;
terça a sexta-feira, 10 às 18h; 
sábado e domingo, 10 às 16h.

Nenhum comentário: