concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CURSO DE AQUARELA NA BELAS-ARTES - com Luís Castañón


AQUARELA
NOÇÕES BÁSICAS

com
Luís Castañón


  • Carga horária: 30 horas

  • Dias da semana: segunda a sexta

  • Período: de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012

  • Horário: das 14 às 17 horas





  • objetivo
    Promover o desenvolvimento do aluno na linguagem da Aquarela através da aprendizagem datécnica e seus procedimentostais comoexpressão e representação de ideiasreconhecimentodiferenciação da técnicaestímulo à pesquisaexperimentação e representação de ideias pormeio da variedade de materiais naturais e manufaturadosproduzindo trabalhos individuais egrupaisIncentivar o ensino desta técnica propondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativasexpressivasrepresentacionais e comunicacionais,sugerindo futuros encaminhamentos, inclusive de cursos escolares para criançasonde se possapensar e praticar a formação artística e estética dos jovens.

    público alvo
    curso será aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho oupinturaartistas plásticosestudantes de artes e interessados de um modo geral. O curso não éaconselhável para menores de 16 anos.

    conteúdo programático
    A importância do esboçonoções de composição e equilíbrio do plano pictóricoprincipaismétodos de pintura em aquarelaconhecidos por “SECO” e “ÚMIDO”estudo das cores, coresprimáriassecundárias e complementaressombrasclaro-escuropreparo das tintas,compatibilidade de pigmentosformas de aplicação em lavados planoslavados graduais esobreposição de cores; o papel como suportetipos de papelconservaçãoapresentação;introdução à História da Arte, a presença da aquarela nos diferentes períodosestilos emovimentos.

    professorLuís Castañón
    Luís Castañón expõe no Brasil e no exterior desde 1981. Em seus trabalhos, o artista utiliza a geometria informal como linguagem, em composições que remetem a arquétipos universais. Suas obras estão incluídas em várias publicações nacionais e estrangeiras, tais como: Art Trade International, editado em Portugal; Livro de História da 5ª série do Ensino Fundamental editado pela CISBRASIL; Dicionário de Artes Plásticas Brasil de Júlio Louzada; Anuário de Artes Plásticas Consulte Vol III, entre outros. É artista plástico e arte-educador, com vários cursos de especialização. Foi professor da Faculdade Montessori de Educação e Cultura no curso de licenciatura em artes visuais, e do Curso de extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ministrando aulas sobre técnica de pintura em aquarela. Em seu currículo consta a participação em palestras e mesas redondas, além de cursos e workshops em instituições públicas e privadas. O artista também participou de dezenas de exposições por todo o Brasil.


    R$ 336,00 à vista, com desconto de 10% ou em 2 vezes sem desconto confira a política de descontos




    http://www.belasartes.br/cursoslivres/?pagina=curso&curso=aquarela-nocoes-basicas

    Nenhum comentário: