concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 28 de março de 2012

Oficinas Culturais - São Paulo

Oficinas Culturais

Oficinas Culturais abrem as inscrições para a programação de abril a junho
No dia 2 de abril, as Oficinas Culturais, espaços da Secretaria de Estado da Cultura, abrem as inscrições para a programação de abril a junho em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas atividades gratuitas de capacitação e formação de público.
 
As Oficinas Culturais do Estado foram criadas em 1986 com o objetivo de promover a difusão e a formação cultural em diversas áreas e para os mais variados públicos. “Como um dos principais programas de formação cultural do Governo de São Paulo, as oficinas oferecem conhecimento de qualidade a artistas e agentes culturais por meio das aulas e cursos gratuitos”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Em cada unidade são realizadas atividades de formação como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e, também, são promovidas ações de difusão cultural como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Um dos destaques da programação na capital é o Núcleo “100 anos de Nelson Rodrigues”, uma série de atividades que acontecerão de abril a junho na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no Brás, para abordar a obra do jornalista, dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), em celebração ao seu centenário.

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o público poderá conferir a VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, de 24 a 29 de abril. A mostra terá como eixo a mulher na produção teatral da América Latina. Serão apresentadas seis companhias teatrais da América Latina (Argentina, Brasil, México e Uruguai), além de duas companhias especialmente convidadas da Espanha – Inversa Teatro, da Galícia, e Cia. Hnos. Oligor, de Valência.

Já no interior, um dos destaques é o Núcleo de Rádio programado pela Oficina Cultural Glauco Pinto, em Bauru, que acontecerá de maio a junho. Serão atividades integradas voltadas à criação de um programa de rádio, abordando roteiro, locução e produção de áudio. Este Núcleo é realizado em parceria com a Rádio Unesp de Bauru (FM 105,7), que levará o programa resultante ao ar no dia 8 de julho, às 20h (a transmissão também poderá ser ouvida pelo site da emissora: http://radio.unesp.br).

Outro destaque será o Workshop: Fotojornalismo Esportivo, que acontecerá na Oficina Cultural Pagu, em Santos, de 16 a 19 de abril, sob a coordenação de Ricardo Saibun, jornalista que trabalha como repórter fotográfico no jornal Diário de São Paulo. Durante o evento haverá uma mesa redonda que reunirá dois convidados especiais: Ricardo Nogueira e Ivan Storti. O workshop será finalizado com uma jornada fotográfica pela cidade de Santos.

A programação conta com 657 atividades e com 22.119 vagas distribuídas nas 21 Oficinas Culturais, seis delas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Data: 02/04/2012

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura SEC – Governo do Estado de São Paulo 

Nenhum comentário: