concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de março de 2012

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012


 

 
A Funarte publicou, no dia 6 de março, quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O (a) participante pode também representar coletivos de artistas, ou pode, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica. O edital foi publicado no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3.
O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público.
Os projetos com inscrição validada serão analisados por comissões de seleção independentes. Elas serão compostas de um representante da Funarte; os demais serão convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional de artes visuais. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos desta comissão, não influenciando no resultado final.
Entre os resultados planejados na proposta, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração dos projetos, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades de cada espaço.
Acesse abaixo as informações sobre cada edital:
Fonte: Ascom/Funarte – Ministério da Cultura – MinC 

Nenhum comentário: