concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 17 de novembro de 2012

FUZUÊ - encontro de artistas populares - SP


O PROJETO
Encontro de Artistas Populares – II Edição
09 de dezembro, domingo, das 11h às 22h.
Rua Faustolo, altura do n. 100 entre as Ruas Guaicurus e Sabaúna, Lapa – São Paulo
Fuzuê é um evento que propõe o encontro de artistas que trabalham com a cultura popular em São Paulo.
Será uma festa de rua – aberta e gratuita – em consonância com a tradição destas manifestações, de apropriar-se e valorizar o espaço público: transformado em palco para a criação, a riqueza cultural, o encontro e alegria.
Nossa proposta é somar a energia da cultura tradicional – o Tambor de Criola e o Boi do Maranhão, o Maracatu e o Cavalo Marinho de Pernambuco, os Blocos Carnavalescos, oSamba de Bumbo de São Paulo, os Afoxés da Bahia, entre outros ritmos – a outras formas de expressão, mais urbanas e contemporâneas, como o Hip Hop, o Grafitti e a fotografia. Promovendo, dessa maneira, um diálogo entre elementos tradicionais e modernos que marcam hoje o imaginário e a forma de expressão da juventude em nossa cidade.
Com o Fuzuê, apostamos na transformação da vida na cidade, através de uma relação mais rica e humana com seus espaços. Queremos fomentar a produção de grupos e artistas independentes, criando um espaço para o intercâmbio do que vêm sendo produzido nas diferentes regiões de São Paulo.
Esta será a 2ª edição do evento. A primeira, foi realizada no dia 04 de dezembro de 2011, de forma independente, através de parceria com grupos, comunidade e prestadores de serviço.
Ao longo do dia, cerca de 700 pessoas participaram do evento, que foi bem agraciado pelo público – composto por moradores da região e de diversas partes da cidade – e pelos artistas. Estiveram presentes grupos com longa experiência e reconhecimento por seu trabalho de resgate e releitura da cultura popular em São Paulo, como a Cia. de artes do Baque Bolado, a Cia. Caracaxá e o grupo Votubumbá, vindo diretamente de Santana do Parnaíba.
A boa experiência dessa primeira edição, e o retorno favorável que recebeu, apontam a necessidade de espaços e momentos como esse no cotidiano de nossa cidade. A importância desse projeto é dar continuidade a esse intercambio cultural, consolidando o espaço de encontro que estabeleceu na região.
A programação completa do evento, outras informações e o registro da 1ª edição podem ser conferidas das mídias sociais:
Acesse: http: http://fuzuelapa.wordpress.com/
Adicione o Fuzuê Lapa: https://www.facebook.com/fuzueafesta
Curta a página do Fuzuê Lapa: https://www.facebook.com/fuzuelapa
Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/fuzulapafuzu
Por que precisamos de seu apoio?
Toda a organização do evento está sendo feita de maneira independente e sem fim lucrativo.
As pessoas envolvidas no projeto – produção e artistas – estão participando por acreditar na necessidade de encontros como esse em nossa cidade, mas precisamos de infraestrutura para viabilizar esse encontro.
Estimamos a participação de cerca de 250 artistas! O valor arrecadado por meio das contribuições servirá para pagar os custos de produção do evento, entre eles:
- Despesas de infra estrutura e pré-produção; – Alimentação e transporte de artistas e equipe; – Fechamento da via pública onde será realizado o evento; – Divulgação; – Registros audiovisuais do evento;
Em caso de dúvidas ou maiores explicações entre em contato pelo email: fuzueafesta@gmail.com.
Sobre as recompensas:
- A retirada ou o envio das recompensas serão combinados com os apoiadores via email. Fique tranquilo: quando você faz uma contribuição no catarse nós recebemos seus dados para entrar em contato com você e combinar a melhor maneira de entregar a sua recompensa!
- Os apoiadores que optarem por oficinas como contrapartida serão contatados por email para combinar a data e o local de sua realização. As turmas serão definidas de acordo com a quantidade de apoiadores.
Oficinas e workshops como contrapartida:
Workshop de Toques de Cajón
O Workshop vai abordar toques e ritmos peruanos e argentinos e também
a história e a construção do instrumento.
Cajón é um instrumento de percussão afroperuano, originário dos escravos que viviam na área onde hoje está o Peru.
Foi inicialmente utilizado na musica tradicional peruana, mas hoje está presente em diversos países. Além de bandas e grupos contemporêneos, as manifestações tradicionais de países como Argentina, Espanha e Brasil, já utilizam o Cajón como instrumento essencial.
Está presente em diversos ritmos, como no Lando, Festejo, Huayno e Marinera.
Duração: 1 encontro de 3 horas
Ministrante: Alberto Villafañez – Músico e Produtor Cultural.
Oficina de Construção de Xequerê/Agbê
A Oficina tem por objetivo ensinar aos participantes a confecção desse instrumento afrobrasileiro, feito de cabaça com uma trama de miçangas. Ele é utilizado nos ritmos de Candomblé, nos Afoxés da Bahia e de Pernambuco e mais recentemente (década de 90) pelos Maracatus Nação. O instrumento vem ganhando espaço e reconhecimento e hoje já é utilizado em grupos musicais de linguagens diversas e até mesmo em baterias de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.
Duração: 2 encontros de 3 horas cada.
Ministrante: Angela Gaeta – Produtora Cultural, Arte Educadora e Percussionista
Workshop de iniciação ao roteiro audiovisual
Tem por objetivo discorrer sobre os princípios fundamentais na construção de narrativas para cinema e TV, bem como indicar livros, sites e softwares de roteiro. O conteúdo da aula é indicado para cinéfilos, estudantes de cinema e TV e também para quem quer aprender a ver filmes, novelas e séries com um novo olhar. Duração:1 encontro de 3 horas
Ministrante: Aloysio Letra – Produtor Cultural, Continuísta e Cantor.
http://catarse.me/pt/fuzuelapa

Nenhum comentário: