concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Prêmio Nacional de Caricatura, Charge e Cartum Humor | Mangaratiba (RJ)


O 1o Prêmio Nacional de Caricatura, Charge e Cartum Humor Fazendo Arte recebe inscrições até 24/02/14 de desenhistas, chargistas e caricaturistas, profissionais e amadores, de todo o Brasil.São distribuídas medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das categorias; além de prêmios. Os trabalhos selecionados serão expostos na Sala de Exposições do Solar Barão do Saí/ Museu Municipal por período de um mês, sem data prevista. 
Confira o regulamento: 
1. Disposição preliminar 
A Diretoria de Cultura da Fundação Mário Peixoto anuncia o lançamento deste regulamento com o objetivo de selecionar e premiar os melhores trabalhos em caricaturas, charges e/ou cartuns, com a participação de desenhistas de todo o território nacional. 
2. Do objetivo 
2.1. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio entre desenhistas, chargistas e caricaturistas profissionais e amadores. 
2.2. Estimular e desenvolver principalmente a criatividade dos jovens do município para despertar o interesse pela arte de caricatura, cartum e charge. 
2.3. Desenvolver a capacidade básica de comunicação e sensibilidade, despertando o interesse pela comédia e pela crítica bem humorada à sociedade em que vive. 
3. Quem pode participar 
Podem se inscrever no Prêmio artistas plásticos, gráficos, digitais, desenhistas, chargistas e caricaturistas brasileiros ou estrangeiros residentes no país, de todas as faixas etárias. 
4. Das inscrições 
4.1. As inscrições são gratuitas 
4.2. Os trabalhos concorrentes ao prêmio deverão ser em formato digital (jpg), com tamanho mínimo de uma folha A4 (21 x 29,7 cm) e resolução mínima de 300 dpi, ou já impressos em uma folha A4. 
4.3. As artes poderão abordar qualquer tema ou fazer uso de qualquer compreensão de linguagem escrita ou técnica de ilustração. Entretanto, os trabalhos devem ser, obrigatoriamente, inéditos tampouco já terem sido expostos e/ou premiados em qualquer outro tipo de concurso. 
4.4. Cada candidato concorrente poderá inscrever um trabalho em cada modalidade: Caricatura, Cartum ou Charge. 
4.5. As Inscrições serão realizadas através do email: humor@fmpcultura.com.br, cujo edital e fichas de inscrição poderão ser baixados no website da Fundação Mário Peixoto – www.fmpcultura.com.br/humor ou, ainda, pessoalmente, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, na Rua Fagundes Varela, 146, Centro de Mangaratiba 
4.6. A inscrição de proponentes menores de idade (menores de 18 anos) fica condicionada à autorização do responsável pelo menor, conforme consta na ficha de inscrição. 
4.7. As inscrições começam a partir da divulgação deste regulamento, indo até o dia 24 de fevereiro de 2014. 
5. A avaliação dos trabalhos 
5.1. Os trabalhos serão julgados por uma Comissão Técnica formada por dois artistas plásticos, um representante da Prefeitura Municipal de Mangaratiba e um membro da Fundação Mário Peixoto a ser designado pelo presidente da instituição. 
5.2. Todos os trabalhos inscritos serão analisados nas três modalidades. 
5.3. Os trabalhos não poderão conter temas como: sexo explícito, ofensa racial, ao credo ou condição social; bem como não poderão ser discriminatórios ou que ofendam a pessoa ou instituições, sob pena de desclassificação do artista neste concurso. 
6. Resultados 
As decisões em relação à classificação para a premiação serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo aos participantes qualquer contestação dos resultados deste concurso. 
7. Premiação 
7.1. Serão distribuídas medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das categorias; além do grande prêmio, seguindo esta ordem: 
- Primeiro lugar geral para o melhor trabalho do Prêmio Nacional - R$ 500,00 (quinhentos Reais) 
- Segundo lugar geral - um kit de desenho profissional da Royal & Langnickel, com 51 peças. 
- Terceiro Lugar geral – uma mochila de desenho com kit para desenho em grafite. 
7.2. Todos os participantes receberão um certificado de participação e menção honrosa. 
7.3. A premiação ocorrerá no mês de março de 2014, numa solenidade no Centro Cultural Cary Cavalcanti, com a presença de autoridades municipais e da sociedade civil. 
8. Disposições gerais. 
8.1. A Fundação Mário Peixoto promoverá ampla divulgação do evento, dos resultados dos classificados e da cerimônia de entrega dos prêmios. 
8.2. Os trabalhos selecionados serão expostos na Sala de Exposições do Solar Barão do Saí/ Museu Municipal por período de um mês. 
8.3. Fica a cargo da Fundação a impressão dos trabalhos em papel de alta resolução para a exposição. 
8.4. Os trabalhos premiados passarão a fazer parte do acervo da Fundação Mário Peixoto, os demais trabalhos serão arquivados para eventual consulta futura. Ao se inscrever, o candidato estará cedendo este direito à Instituição organizadora. 
8.5. Os artistas inscritos cedem o direito de uso da imagem de seus trabalhos, mediante reprodução do nome do artista, para uso em veículos de imprensa. 
8.6. Fica vedada a utilização comercial dos trabalhos inscritos sem a prévia autorização dos artistas responsáveis pelas obras. 
8.7. Ao se inscrever, o participante passa a aceitar todos os dispositivos expressos neste regulamento. 
8.8. Toda a despesa de produção das obras, envio do material e hospedagem, fica por conta dos artistas. 
8.9. Os casos descritos neste regulamento serão resolvidos pela Diretoria de Cultura da Fundação Mário Peixoto. 
| 
Mais informações: 
http://fmpcultura.com.br

                          
CRONOGRAMA                       
Término das inscrições
24 de Fevereiro de 2014
        

Fonte: Mapa das Artes

Nenhum comentário: