concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 31 de julho de 2014

NATI CANTO E CAMILO MENEGHETTI - SP



NATI CANTO | A FALTA QUE NOS CONSTITUI
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 5 DE AGOSTO, DAS 19H ÀS 22H

A Zipper Galeria apresenta, a partir de 5 de agosto de 2014, a primeira individual da artista Nati Canto na galeria. A mostra, com curadoria de Denise Gadelha, é resultado de sua residência artística em Xangai.

Com a intenção de trazer para sua produção a leitura de um país cheio de incongruências, onde o papel da coletividade talha a população, ser não é verbo e ter é égide, abrigo e sustentação, a artista apresenta instalações, uma vídeo-performance e fotografias.

“A exposição é um convite ao sensível, ao que merece ser olhado”, diz a artista. A falta que nos constitui cria uma atmosfera intimista, aproximando a China do Brasil, ambos países emergentes construídos sobre bases contraditórias, onde o lindo e o horrível co-habitam quase voluptuosamente.

A alternância conteúdo-forma e matéria-forma norteiam sua pesquisa de forma que movimentos de escolhas conscientes e inconscientes resultam em objetos-arte. Nesta exposição, processos precários e sofisticados são intercalados com o intuito de refletir incongruências e contradições que perpassam em muitas camadas, tanto a cultura brasileira, quanto a chinesa.

Sobre a artista
Nati Canto fez sua primeira exposição solo no Museu da Imagem e Som em fevereiro de 2013, ano em que passou a dar oficinas de Fotografia na Arte Contemporânea dentro do programa Pontos MIS. Recebeu prêmio aquisitivo do II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2012) e participou da Residência Artística Beijing International Artist Platform – BIAP, Platform China Contemporary Art Institute, Pequim, China (2012).

Participou das exposições: Imagem Mi(g)rante e Fecho Éclair na Zipper Galeria em 2012. Possui obras em acervos públicos e privados, tais como: Brazil Golden Art BGA, São Paulo, MIS – Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Itamaraty - Ministério das Relações Exteriores, Brasília (DF) e Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto. 

Serviço
Abertura: Terça-feira, 05 de agosto, das 19h às 22h.
Período expositivo: de 06 a 30 de agosto.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábados das 11h às 17h.



PROJETO ZIP'UP:
CAMILO MENEGHETTI | PAISAGEM IMAGINADA
ABERTURA: TERÇA-FEIRA, 5 DE AGOSTO, DAS 19H ÀS 22H

Paisagem Imaginada apresenta ao público paulistano desenhos viscerais criados por Camilo Meneghetti ao longo dos últimos três anos. Nessas imagens as formas – simulacros do mundo material – foram rasuradas e apagadas até se transformarem em massas, moldes disformes para serem a seguir novamente esculpidos. Assim, o artista apresenta obra e processo a um só tempo em cada um de seus desenhos.

Desenho? Quando se fala do trabalho de Camilo utiliza-se um vocabulário próprio da escultura, comentando moldes, lapidações, exclusões, oclusões e inserções. O pensamento sobre a obra torna-a híbrida, sem um suporte definitivo, porém, com seu trabalho, Camilo Meneghetti está buscando a raiz do desenho e da linha, ao tornar caótica a imagem que se espera limpa sobre o papel. Estas massas de grafite e carvão, seus desenhos, atuam como a mente humana: construindo representação e narrativa a partir de materiais e formas que anteriormente simplesmente existiam, sem sentido e sem a capacidade de narrar.

Sobre o artista
Camilo Meneghetti nasceu em 1978 em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente vive e trabalha na cidade natal e em São Paulo. Formou-se em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS - RS (2003). Trabalhou como diretor de arte de 1999 a 2011. Durante este período também atuou como ilustrador. Em 2003, estudou desenho e pintura da figura humana. Em 2007, acompanhou estudos em pintura realista e frequentou o curso de desenho do Atelier Livre de Porto Alegre. Entre 2012 e 2014, frequentou o grupo de Acompanhamento de Projetos do Hermes Artes Visuais, orientado pelos artistas Nino Cais e Marcelo Amorim. Em 2013, foi colaborador no Ateliê397 e artista residente na Tofiq House - São Paulo.

Exposições recentes: 2014, Ateliê Alê / Pinta Special Project, Pinta London - Londres, Inglaterra (Curadoria: Paulo Gallina); 2014, O Saber da Linha, Ateliê Alê - São Paulo (Curadoria: Paulo Gallina); 2013, Open Studio, Tofiq House - São Paulo; 2013, Surpraise, Ateliê397 - São Paulo; 2013, Mapoteca, Hermes Artes Visuais - São Paulo (Curadoria: Nino Cais e Carla Chaim). 

Serviço
Abertura: Terça-feira, 05 de agosto, das 19h às 22h.
Período expositivo: de 06 a 30 de agosto.
Segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábados das 11h às 17h.

Nenhum comentário: